Supesp reúne professores de Estatística da UFC para criação de linha de pesquisa
8 de maio de 2025 - 15:30 #Diest/ Supesp #Estatística #Supesp #UFC
Visando ampliar o intercâmbio e o diálogo com a academia científica, representantes da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) reuniram-se, na tarde desta quarta-feira (08/5), com professores da pós graduação do Departamento de Estatística da Universidade Federal do Ceará (UFC) para discutir a aproximação entre o órgão e a universidade. O encontro teve o objetivo de discutir a criação de uma linha de pesquisa sobre a estatística aplicada à segurança pública.
Estiveram presentes no encontro, na sede da superintendência, o superintendente da Supesp, Nabupolasar Feitosa; o diretor da Diretoria de Estatística e Geoprocessamento da Supesp (Diest), Franklin Torres; o assessor e estatístico da Diest, Matheus Osterno; o subchefe do Departamento de Estatística e Matemática Aplicada (DEMA/UFC), professor Gualberto Segundo Montalvo; o professor e coordenador do Programa de Pós-graduação em Modelagem e Métodos Quantitativos (PPGMMQ), Rafael Castro de Andrade; a professora e coordenadora do curso de bacharelado em Estatística, Jeniffer Johana Sanchez; e o professor e tutor de Pet de Estatística, Ronald Targino Nojosa.
“A Supesp continuará se alinhando ao conhecimento e à Ciência para melhorar cada vez mais seus diagnósticos em segurança pública e as soluções para os gestores da secretaria e de suas vinculadas. Nesses quase sete anos de existência, já mantemos um vínculo importante com a própria UFC e com a Funcap, por meio do Programa Cientista Chefe, além do nosso encontro de pesquisa e estratégia, que foi um sucesso em 2024”, disse o superintendente, reforçando eventos, encontros, cursos, projetos, visitas de universitários, nos quais o órgão está presente e participando ativamente.
Excelência acadêmica
O professor do Departamento de Estatística e Matemática Aplicada da UFC, Gualberto Segundo, destaca o início da parceria e as possibilidades que essa articulação pode trazer, tanto para a formação acadêmica quanto para o fortalecimento de políticas públicas baseadas em evidências. “Sentimos que há um alinhamento genuíno entre os valores da universidade e os objetivos da Supesp. Creio que esse trabalho refletirá o compromisso mútuo com a excelência acadêmica, a inovação e o uso responsável dos dados como instrumento de benefício direto à sociedade”, disse o professor, que ainda confessou o orgulho em saber que 13 egressos do programa atuam hoje na Supesp, aplicando na prática o que aprenderam no departamento e contribuindo diretamente para o aprimoramento da segurança pública no Ceará.
“A partir desse primeiro passo, esperamos poder amadurecer ideias e desenvolver, juntos, iniciativas que integrem ensino, pesquisa e ação social. Estamos confiantes de que essa articulação renderá frutos muito positivos”, finalizou.