Dia Nacional do Turismo: confira os serviços das Forças de Segurança para atender os visitantes no Ceará
8 de maio de 2025 - 15:38 #BPTur #Ciopaer #Deprotur #Dia Nacional do Turismo
Texto: Helena Ximenes/Ascom SSPDS Arte: Leandro Vagner Fotos: Arquivo SSPDS
SSPDS comemora a data trazendo mais informações sobre os serviços ofertados pela Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros
Com suas belas praias, atrações turísticas de tirar o fôlego e uma cultura riquíssima, o Ceará é um dos estados do Brasil mais procurados, tanto por turistas brasileiros, quanto por viajantes internacionais durante todo o ano. Por isso, em comemoração ao Dia Nacional do Turismo, celebrado nesta quinta-feira (8), a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) aponta os serviços de atendimento ao turista prestados pelas Forças de Segurança do Estado.
BPTur/PMCE
O Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) atua por meio de seu policiamento ostensivo e preventivo voltado ao turismo, em toda a orla marítima e pontos turísticos do Ceará. O BPTur, criado no dia 5 de setembro de 2012, tem como propósito a prevenção de incidentes com os turistas, como também atender de forma eficaz e eficiente todas as ocorrências envolvendo moradores dessas regiões.
À disposição da sociedade cearense, mas também dos turistas do Brasil e do mundo, o batalhão surgiu para suprir uma necessidade específica de policiamento voltado para as regiões turísticas da Capital, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e interior do Ceará, conta hoje com um efetivo de 565 policiais militares distribuídos entre funções administrativas e policiamento operacional em quatro modalidades: rondas a pé, ciclopatrulhamento, motopatrulhamento e por meio de veículos 4×4.
O BPTur é responsável pela ordem pública de diversas áreas, como: Avenida Beira-mar, Praia do Futuro, Praia de Iracema, Porto das Dunas, Icaraí/Cumbuco, Jericoacoara, Canoa Quebrada, Beberibe, bem como outros locais onde a rotatividade turística é grande, como a Pracinha da Central de Artesanato do Ceará (Ceart), Terminal Rodoviário João Thomé, Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins, Centro de Turismo do Ceará (Emcetur) e Avenida Monsenhor Tabosa, atuando principalmente no policiamento turístico das praias, exercendo um papel preventivo junto à comunidade.
O tenente-coronel da PMCE, Oséas Pereira de Araújo Filho, comandante do BPTur, destaca os serviços dos policiais do BPTur, que para uma comunicação melhor com os turistas, falam inglês e espanhol. “O Batalhão de Policiamento Turístico está voltado principalmente para aquelas pessoas que vêm usufruir das belezas do Ceará. Entre os nossos serviços, os principais são aqueles voltados para orientações e o policiamento ostensivo. Além disso, temos em nossa corporação policiais militares bilíngues, que falam inglês e espanhol. Isso para termos uma melhor comunicação com os turistas” explica o comandante do BPTur.
Além dessas ações, o batalhão também possui pontos de observação instalados em locais estratégicos para uma melhor atuação. Os policiais militares do BPTur podem ser acionados 24 horas por dia via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Ciops/SSPDS) pelo número 190, e também diretamente nas praias, centros culturais, rodoviárias, aeroportos ou qualquer outro local em que os PMs especializados estejam.
Deprotur/PCCE
“Nós damos vários suportes aos turistas, não somente em situações de crime, mas em todas as situações de vulnerabilidades”, afirma a delegada da Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur), Camila Carvalho. A Deprotur, unidade especializada da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), trabalha em conjunto com o BPTur e tem como missão auxiliar e atender todos os turistas que visitam o estado do Ceará, que tenham sido vítimas de algum delito.
Funcionando desde dezembro de 2014, na Rua Costa Barros, 1971, no bairro Aldeota, a Deprotur conta com profissionais habilitados em diferentes idiomas, como inglês, espanhol, italiano e alemão. Ela vem atuando no combate aos crimes que têm como alvo os turistas em geral, além de promover operações de combate a furtos em hotéis e pousadas.
A Deprotur orienta que os turistas estejam sempre atentos aos seus pertences pessoais, nunca deixando bolsas, carteiras, celulares, tabletes sobre mesas, cadeiras, ou outros locais fora do seu campo de visão.
Caso os viajantes peguem um carro de aplicativo ou qualquer outro transporte, eles devem compartilhar sua localização com um conhecido. Além de guardar a placa do veículo e o nome do motorista.
É também importante fazer pacote turístico com empresas cadastradas, já que elas são aptas ao exercício de suas atividades. E, por fim, não reagir a assalto.
A PCCE ainda conta com a Delegacia do Aeroporto, também disponível para os turistas. Caso desejem, os visitantes também podem registrar Boletim de Ocorrência (BO) por meio do site da PCCE. A ocorrência será destinada para a Deprotur e as investigações serão devidamente encaminhadas.
Guarda-vidas/CBMCE
Para os turistas que desejam visitar o litoral cearense, os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) estão preparados e disponíveis nas principais praias do estado, além de rios e lagoas. Diariamente, os guarda-vidas encontram-se nos municípios de Fortaleza, Caucaia, Aracati e Jijoca de Jericoacoara em torres, viaturas e embarcações.
Os guarda-vidas são responsáveis por resgates de afogados; apoio e prevenção com utilização de embarcações; apoio a crianças e pessoas perdidas; atendimento pré-hospitalar clínico e trauma; busca e resgate de animais marinhos; busca e recuperação de vítimas de afogamento e outros apoios institucionais. Além de disponibilizarem o serviço de orientação de banhistas e prevenção de afogamentos.
Apenas nos primeiros meses de 2025, a Companhia de Salvamento Marítimo (CSMAR) conseguiu prevenir mais de 50 mil acidentes e realizou cerca de 280 resgates. “A importância da companhia se dá exatamente na proteção dos turistas e da população, na segurança, no repasse de informações, melhores horários de banho e locais seguros. Além da prevenção de afogamento, se necessária atuamos de forma ativa para evitar o afogamento”, afirmou o sub-comandante da 2ª Companhia de Salvamento Marítimo (CSMAR) do Batalhão de Salvamento Marítimo (BSMAR), o 1º tenente BM Rodrigo Martim.
Segundo o tenente BM Rodrigo Martim, atualmente existem duas Companhias de Salvamento Marítimo (CSMAR). A 1ª CSMAR companhia localizada na Praia do Futuro e a 2ª CSMAR localizada no Icaraí, composta por seis oficiais e 97 praças. “Esse efetivo é responsável por patrulhar a área da Praia do Futuro ao Titanzinho. Já a companhia localizada no Icaraí, vigia a região da Barra do Ceará até o Cauipe, podendo atender ocorrências na Praia de Iracema, Porto das Dunas e Prainha através das viaturas móveis. Temos também postos fixos nas duas regiões, os turistas devem sempre procurar locais com postos de guarda vidas, finaliza”.
Atualmente, a CSMAR, faz parte do Batalhão de Salvamento Marítimo (BSMAR), criado em abril de 2025, pelo CBMCE. O BSMAR englobou a 1ª CSMAR e a 2ª CSMAR, além da adição da Companhia de Mergulho de Resgate (CMR), que são os responsáveis pelas buscas submersas tanto de pessoas quanto de objetos.
Ciops/SSPDS
O atendimento da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), da SSPDS, também é pensado para turistas estrangeiros. Em cada turno de trabalho, um teleatendente bilíngue é disponibilizado. Assim, caso haja a ligação de um estrangeiro, ela é transferida para a devida assistência. Além disso, a operadora de telefonia local também direciona as ligações com números de urgências e emergências internacionais 911, dos Estados Unidos, e 112, da Europa, para a central 190.
Serviço
BPTur
Endereço: Rua Antonele Bezerra, 176 – Meireles – Fortaleza
Contato: (85) 3101-3153
Deprotur
Rua Costa Barros, 1971 – Aldeota – Fortaleza
Telefone: (85) 3101.7319
Whatsapp: (85) 3101.2518
E-mail: deprotur@policiacivil.ce.gov.br
1ª Companhia de Salvamento Marítimo (1ªCSMAR/BBS)
Rua Vicente de Castro, 5734 – Cais do Porto – Fortaleza
Telefone: (85) 3101-1078
Ciops
190
>>>Acesse nosso canal SSPDS-CE Notícias no Whatsapp e fique por dentro dos nossos principais assuntos.