SSPDS elabora planejamento de segurança para partida da Copa Libertadores da América nesta terça

6 de maio de 2025 - 15:12 # # # # # #

Foto: Arquivo Ascom SSPDS

Ao todo, 290 policiais militares atuarão nos arredores e no interior da Arena Castelão

Visando reforçar e implementar as ações de policiamento para a partida entre o time do Fortaleza e a equipe chilena do Colo-Colo pela Copa Libertadores da América, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), por meio da Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) e das suas Forças de Segurança do Estado, elaborou um planejamento operacional de segurança para a partida. O jogo ocorrerá na noite desta terça-feira (6), em Fortaleza.

Na manhã desta terça, foi realizada uma reunião com representantes das Forças de Segurança do Estado vinculadas à SSPDS, do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte), do time do Fortaleza Esporte Clube (FEC) e com representantes de forças amigas à Segurança Pública que também atuam na partida.

Vale ressaltar que, em virtude de uma punição aplicada pela Conmebol à equipe do Colo-Colo e após reunião, as instituições envolvidas com o evento, foi decidido que os ingressos adquiridos por torcedores chilenos para a partida desta terça-feira (6) serão cancelados. A decisão foi tomada por motivos de segurança e visa preservar a integridade de todos os envolvidos no evento.

Policiamento ostensivo

Para a partida, que será realizada na Arena Castelão, no bairro Boa Vista – pertencente à Área Integrada de Segurança 7 (AIS 7) de Fortaleza -, 290 policiais militares estão escalados para atuar nas vias de acesso, entorno e no interior do estádio. Somente do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), unidade especializada da Polícia Militar para o policiamento em eventos, serão 115 policiais militares.

Além de equipes do batalhão especializado, o policiamento ostensivo para a partida contará também com equipes do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), do Comando Tático Motorizado (Cotam), do Regimento de Polícia Montada Coronel Moura Brasil (RPMont), do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) e de composições das Forças Táticas do 1º e do 5º do Comando Regional de Polícia Militar (CRPM).

Polícia Judiciária

Com a finalidade de executar as atividades de Polícia Judiciária em ocorrências relacionadas ao evento esportivo, além de colaborar com a segurança dos torcedores, organizadores e participantes da partida, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) contará com 10 policiais auando no Posto Avançado do 16º Distrito Policial (16º DP), que fica no interior da Arena Castelão, e no 13º DP, delegacia plantonista da PCCE para onde são encaminhadas ocorrências relacionadas a partida. 

Além do trabalho das delegacias distritais, o Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), unidade especializada da Polícia Civil, também atuará como plantonista durante a partida. Outros 14 policiais do departamento irão reforçar os trabalhos de polícia judiciária no evento esportivo.

Fiscalização e socorro

Além dos trabalhos de policiamento no interior da Arena Castelão, 16 bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) também atuarão nos trabalhos de fiscalização e socorro às vítimas que necessitarem de atendimento durante o jogo. 

Os militares estarão divididos em uma viatura resgate do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU), uma viatura de combate a incêndio da 4ª Companhia do 1º Batalhão de Bombeiro Militar (4ª CIA/1°BBM) além de pontos bases fixos em pontos estratégicos do estádio.

Operação Estádio Seguro

Além dos trabalhos policiais no entorno da Arena Castelão, a Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS irá deflagrar uma nova fase da Operação Estádio Seguro, que visa capturar foragidos da Justiça que tentam adentrar as dependências do estádio.