Jiboia lesionada é resgatada pela PMCE na cidade de Juazeiro do Norte

6 de maio de 2025 - 15:28 # # # # #

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) realizou, na manhã desse domingo (4), o resgate de uma cobra de jiboia de grande porte que teria sido atropelada. A serpente foi localizada com lesões em via pública. O animal, de aproximadamente 2,5 metros, foi localizado no bairro Triângulo, em Juazeiro do Norte – Área de Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Estado.

Chegando na localidade, a cobra foi resgatada, de forma segura, utilizando equipamentos e meios adequados pelos policiais militares e encaminhada para a ONG BiodiverSe (unidade de tratamento especializada) onde passará por um período de triagem e tratamento veterinário, e será devolvida à natureza.

A jiboia, entre outros animais silvestres, é prejudicada por causa do desmatamento das florestas. As queimadas acabam com as suas fontes de alimentos, favorecendo o aumento desses animais na zona urbana.

Dicas de prevenção de busca e resgate de animais:

Mantenha distância e observe. Evite se aproximar ou interagir com o animal, pois isso pode causar estresse e comportamentos agressivos.

Contate o Corpo de Bombeiros ou o BPMA, ao avistar um animal silvestre em uma situação de risco ou que possa representar perigo para a comunidade. Eles têm equipes treinadas para lidar com resgates seguros.


Evite alimentar animais silvestres, pois isso pode incentivar sua presença em áreas urbanas e pode levá-los a se aproximar de residências em busca de comida, causando conflitos e situações perigosas para ambas as partes.


Mantenha seu ambiente seguro. Verifique se a sua residência possui aberturas e rachaduras que podem servir de acesso para animais silvestres, como cobras. Mantenha portas e janelas bem fechadas, principalmente, em áreas próximas a terrenos baldios ou áreas verdes.


Conscientize a comunidade: incentive seus vizinhos a adotar práticas de prevenção e respeito aos animais, evitando assim atitudes que possam colocar em risco tanto os animais, como os moradores.