Sete pessoas são presas pela PCCE em operação de combate a fraudes bancárias e estelionatos eletrônicos

28 de abril de 2025 - 13:36 # # #

Deflagrada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (28), a primeira fase da “Operação Spectre” teve o objetivo de desarticular um grupo criminoso que atuava com a prática de fraudes bancárias e estelionatos eletrônicos. Na ocasião, sete pessoas foram presas. Durante a ação, contas bancárias foram bloqueadas e veículos foram apreendidos. As ofensivas aconteceram simultaneamente em Fortaleza, Região Metropolitana de Fortaleza e em Belém, no Pará.

Na manhã de hoje (28), os policiais civis da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC) saíram em campo e cumpriram sete mandados de prisão preventiva e 17 mandados de busca e apreensão. As investigações tiveram início após o registro de diversos Boletins de Ocorrências relatando golpes virtuais que aconteceram em Fortaleza e em Belém, no Pará. Com o aprofundamento das investigações, os policiais conseguiram identificar os suspeitos.

Sobre o crime

Com base nas informações colhidas pelos oficiais investigadores, os golpistas realizavam empréstimos fraudulentos em nome das vítimas, saques indevidos do FGTS, abertura de contas bancárias que burlavam a biometria facial, além de fraudes eletrônicas que eram realizadas por meio da técnica de spoofing, onde o número telefônico dos criminosos era utilizado como sendo de instituições bancárias. Com isso, as vítimas acabavam permitindo o acesso indevido ao aplicativo do banco.

Durante a apuração, foi identificado um grupo criminoso atuante no estado do Ceará, especializado na execução desses tipos de fraudes. As sete pessoas foram presas por força de mandado de prisão pelos crimes de fraude eletrônica, lavagem de dinheiro, falsificação de documentos e integrar organização criminosa. Desses, um deles foi autuado em flagrante por falsificação de documento, pois possuía um laboratório de falsificação de documentos. Ainda durante os trabalhos policiais, quatro carros foram apreendidos, bem como valores milionários em contas bancárias de 24 pessoas físicas e jurídicas, também foram bloqueadas.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.