Polícia Civil apreende cerca de quatro toneladas de equipamentos de cobre de origem ilícita em Maracanaú

26 de abril de 2025 - 11:51 # # # # #

Com a ação realizada pela DRF, três homens foram detidos e conduzidos para a unidade policial; uma empilhadeira e três caminhonetes também foram apreendidas

Um trabalho investigativo realizado pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) resultou na apreensão de cerca de quatro toneladas de fios e equipamentos de cobre de origem ilícita, em um galpão no município de Maracanaú, que pertence à Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12) da Região Metropolitana de Fortaleza. Com a ação policial, que ocorreu na tarde dessa sexta-feira (25), três homens foram detidos e conduzidos para uma delegacia especializada da PCCE.

A ofensiva policial ocorreu após investigações coordenadas pela Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) para apurar a prática de crimes de furto e receptação de cobre na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Com os trabalhos, a unidade especializada da Polícia Civil identificou um possível local, no município de Maracanaú, que estaria sendo utilizado para o armazenamento de matérias de cobre de origem ilícita.

Com as diligências na tarde dessa sexta, os policiais avistaram o momento em que um caminhão em atividade suspeita entrou no galpão e realizaram a abordagem. No local, a equipe de policiais civis localizou diversos sacos contendo fios de cobre e hidrômetros. Ainda no local, também foram apreendidos uma empilhadeira e três caminhonetes.

Três homens, que seriam funcionários do galpão, foram conduzidos para a delegacia especializada, onde prestaram esclarecimentos acerca dos fatos. Após as oitivas, os homens foram liberados por, no momento, não haver indícios de ligação com o crime. Entretanto, a Polícia Civil segue com os trabalhos investigativos em andamento com o objetivo de identificar e capturar todos os envolvidos com a ação criminosa.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.

As informações ainda podem ser repassadas via (85) 3101-1141, número de telefone da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF). O sigilo e o anonimato são garantidos.