Em reunião na CDL, SSPDS apresenta redução de 30% em roubos no Centro de Fortaleza durante 1º trimestre de 2025
25 de abril de 2025 - 18:01 #CDL #Centro #Redução CVP #reunião de alinhamento #SSPDS
Durante o encontro, o secretário da SSPDS, Roberto Sá, detalhou a diminuição nos roubos em geral e roubos de celulares na região
Para apresentar os resultados dos trabalhos realizados pelas Forças de Segurança do Ceará no Centro de Fortaleza, o secretário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, participou, nesta sexta-feira (25), de um encontro na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), na Capital. Na ocasião, além de apresentar os indicadores de redução de roubo em geral e roubos de celulares, o gestor da SSPDS discutiu outras propostas de segurança voltadas para as áreas comerciais.
O empenho das Forças de Segurança resultou na redução de 30,0% nos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP), no Centro de Fortaleza, no comparativo entre o primeiro trimestre de 2025 com o mesmo período de 2024. Os dados foram extraídos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da SSPDS. Segundo o balanço, foram 191 ocorrências, de janeiro a março de 2025, contra 273 casos no primeiro trimestre de 2024. Uma variação de menos 82 ocorrências de roubo no 1º trimestre.
Já em relação aos roubos de aparelhos celulares, o primeiro trimestre deste ano já alcançou uma redução de 29%. Nos três primeiros meses de 2025 já são 40 celulares roubados a menos, quando o quantitativo é comparado com o mesmo período do ano passado, onde 138 aparelhos foram subtraídos.
Diálogo
O secretário da SSPDS, Roberto Sá, também destacou as ações voltadas para as áreas comerciais, em especial o Centro de Fortaleza, área onde concentra o maior número de pessoas que se deslocam para trabalhar e para fazer compras.
“Hoje tivemos uma reunião extremamente produtiva, onde tivemos a oportunidade de fazer uma prestação de contas e informar também as reduções dos indicadores criminais do Estado, na Capital, do Centro de Fortaleza, mas também ouvir dos próprios comerciantes suas angústias, tirar suas dúvidas e ouvir alguns relatos, para poder também aperfeiçoar nosso diagnóstico, para que possamos no nosso planejamento de forma que a gente possa estar cada vez mais atualizados para atendermos as demandas desse público”, disse ele.
Participaram da reunião o coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Sinval Sampaio; o delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Márcio Gutiérrez; o coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Cláudio Barreto; o perito-geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Júlio Torres; o diretor da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), Leonardo Barreto; o superintendente da Supesp, Nabupolasar Feitosa; além do secretário de segurança cidadã de Fortaleza, cel. Márcio presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante; o vice-presidente, Honório Pinheiro, os diretores Riamburgo Ximenes, Bosco Macedo, Patrícia Bessa, Gilberto Costa, Fátima Duarte, Germano Belchior, Antônio José Freitas Mello, Emídio Junior, Francisco Silva Albuquerque, José Carlos Fortes, Airton Boris, entre outros convidados.