Em momento realizado na Aesp, instituição realiza aula inaugural do Curso de Técnico Policial em Explosivos

25 de abril de 2025 - 17:23 # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) realizou, na tarde desta sexta-feira (25), a Aula Inaugural do Curso de Técnico Policial em Explosivos (CTPE). O momento ocorreu no auditório da Academia e contou com a presença de autoridades da Segurança Pública do estado. A aula inaugural foi ministrada pelo comandante de voo por instrumento da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), tenente-coronel Steici Wandrey e Silva Alencar. O oficial palestrou sobre a “História e Pilares do Técnico Explosivista”.

Estiveram presentes monitores, coordenadores e autoridades militares, como o tenente-coronel Pinheiro, da célula de Práticas Educacionais Policial Militar da Aesp, o tenente-coronel BM Luiz Claudio, representando o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará; o subcomandante do Comando de Polícia de Choque (CPChoque) da Polícia Militar do Ceará, tenente-coronel Eduardo Landim, e o comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da PMCE, major Paulo Cézar.

O subcomandante do CPChoque, tenente-coronel Landim, ressaltou o compromisso dos servidores em prestar o melhor serviço através desta capacitação.“Só engrandece as nossas instituições, a PMCE, e também a Polícia Militar do Maranhão e a Polícia Militar do Piauí. Os senhores, se colocando na situação de aluno para aprender mais, terão condições de junto às suas instituições de prestar o melhor serviço à sociedade”, afirmou.

O capitão PM Jonas Santos, do Bope da Polícia Militar do Ceará, é um dos 27 alunos que estão na capacitação. Ele falou da expectativa do curso: “A nossa expectativa é a melhor possível. Muitos operadores poderão contribuir nessa missão de atender ocorrências complexas, no caso, envolvendo explosivos”, comentou.

Dos 27 agentes, 22 são do Bope da PMCE, um deles é da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais da Polícia Civil do Estado do Ceará, (Core/PCCE), dois são do Bope da Polícia Militar do Estado do Maranhão e outros dois são do Bope da Polícia Militar do Piauí.
O capitão PM Ávila, lotado no Batalhão de Operações Policiais Especiais do Maranhão, falou da parceria entre as forças coirmãs.“Esse contato com o estado do Ceará já vem sendo formulado há tempo. Viemos em busca da expertise que o Ceará tem em atividades antibombas e contra-bombas e levar ao Maranhão, uma vez que lá atualmente só possuímos um cursado nessa área”, disse.

Sobre o Curso de Técnico Polical em Explosivos (CTPE)

O Curso de Técnico Policial em Explosivos (CTPE) é realizado pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP). A formação é voltada à capacitação técnica, doutrinária e prática dos discentes no contexto das operações realizadas pelo Esquadrão de Bombas (EDB) do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).

Este curso tem como objetivo principal proporcionar o domínio dos conhecimentos específicos sobre explosivos e seu manuseio, além de preparar os alunos para o correto emprego tático-operacional em situações de risco real.
Ao todo a capacitação conta com 250 horas/aula e previsão de término para o dia 16 de maio.