Aesp e UFC dialogam sobre parceria para a capacitação de profissionais de segurança pública em mestrados e doutorados
24 de abril de 2025 - 15:02 #AESP #diálogo #UFC
A Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) reuniu-se com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC) para iniciar as tratativas acerca de uma futura parceria para a promoção de capacitações voltadas aos profissionais de segurança pública. O momento ocorreu na sede da instituição federal, no bairro Pici, em Fortaleza, nesta quinta-feira (24).
O diretor-geral da Aesp, delegado Leonardo Barreto, explicou sobre esse primeiro diálogo: “Fizemos essa aproximação com algumas tratativas iniciais no que tange a um futuro acordo de cooperação técnica, uma parceria institucional entre a Academia Estadual de Segurança Pública e a Universidade Federal do Ceará, visando promover o que tem de melhor em termos de capacitação a todos os nossos profissionais de segurança pública aqui do estado do Ceará”, disse.
Em sua fala, a pró-reitora, professora Regina Célia Monteiro, comentou sobre quais devem ser os primeiros passos dessa parceria. “Nós estamos estudando a formação dos recursos humanos da Aesp, então, uma das primeiras coisas seria uma formação de uma turma em políticas públicas e uma previsão de construção de um novo mestrado em segurança pública. Essas são as duas primeiras iniciativas. Nós também estamos discutindo algumas vagas em mestrados e doutorados acadêmicos para que a gente possa realmente colaborar com a formação do nosso pessoal em segurança pública”, explicou.
Leonardo Barreto aproveitou para enfatizar o papel da Academia Estadual de Segurança Pública e como essa atividade será fortalecida mediante a realização desse acordo. “Queremos que essa relação de ensino e de aprendizagem de excelência reverbere através das atribuições institucionais, tanto da Polícia Militar quanto da Polícia Civil, como também do Corpo de Bombeiros Militar e da Perícia Forense do Estado do Ceará”, finalizou o gestor.
Durante a reunião, também estiveram presentes: o procurador federal da Procuradoria Federal junto à UFC, Philipe Magalhães; o coordenador de Ensino de Pós-Graduação da UFC, Narcélio Marques; o orientador da Célula de Pós-graduação lato e stricto sensu da Aesp/CE, capitão PMCE Anderson Duarte; e a assessora técnica da Assessoria Jurídica também da Academia, Indira Gandhi.