Reconhecimento por atos de coragem: PMCE homenageia policiais militares com a Medalha Bravura Tiradentes

22 de abril de 2025 - 19:02 # # # #

Fotos: Denilson Araújo / Ascom SSPDS

O evento, que ocorreu no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG), homenageou 24 policiais militares que atuaram em atos de extrema bravura no Ceará

Em evento destinado a homenagear policiais militares que realizaram atos de coragem no Ceará, o gestor da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, participou, na tarde desta terça-feira (22), da solenidade de outorga da Medalha Bravura Tiradentes. O evento de entrega das honrarias foi realizado no auditório do Quartel do Comando Geral (QCG) da PMCE, que fica no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza.

Participaram da entrega das honrarias juntamente com o secretário da SSPDS, o coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Sinval Sampaio; o coordenador dos colégios da PMCE, coronel George Benício; a comandante do Quartel do Comando-Geral da PMCE, coronel Fátima de Paula; e o comandante da Diretoria de Planejamento e Gestão Operacional(DPGO) da PMCE, coronel Kilderlan Nascimento.

Iniciando sua fala na solenidade, o gestor da SSPDS estendeu seus cumprimentos aos familiares dos homenageados presentes no evento. “Eu fico pensando o que passa na cabeça de um familiar quando vê um seu ente querido sendo homenageado por uma bravura. Deve ser uma emoção muito gratificante. E hoje assistem a uma homenagem da instituição para essas pessoas pelos seus atos de bravura. Eu queria dizer que é sempre muito emocionante e sempre muito gratificante poder estar na condição que nós estamos, parabenizando os senhores.”

O gestor também agradeceu diretamente aos policiais militares homenageados na solenidade. “Muito obrigado pelas escolhas que fizeram pela carreira, obrigado pelo treinamento, pela missão, por honrar o juramento e por cumprirem esse sacerdócio de uma forma que a gente, mesmo tendo um desafio muito grande, enfrentamos o crime no nosso estado. E eu não tenho dúvida que nós venceremos. O que é preciso é a gente estar unido, estarmos todos com os mesmos propósitos, com os mesmos valores, mas quando nós  abraçamos a missão, ninguém é capaz de nos deter”, ressaltou o secretário Roberto Sá.

Homenagem por atos de bravura

Na tarde desta terça, 24 policiais militares foram agraciados com a Medalha Bravura Tiradentes. Os agentes de Segurança Pública do Ceará atuaram em cinco ocorrências distintas, e que necessitam de atos de coragem além dos que já são empregados por cada policial militar diariamente.

“Cada um desses homens, que estão aqui hoje sendo homenageados com essa medalha de bravura, promoveram ações que realmente extrapolam aquilo que a gente pode entender como, até na nossa profissão, um ato de muita coragem. No nosso coração e na nossa alma, somos raça de fortes, e como diz o nosso lema, o povo de bravos. Todos nós temos no nosso coração e no nosso espírito a vontade de bem servir a sociedade. E eu tenho a dizer que quando a adrenalina sobe, a gente não pensa em mais nada além de fazer o que nós somos designados a fazer”, destacou o comandante-geral da PMCE, coronel Sinval Sampaio.

O 2º sargento Matos, lotado na 2ª companhia do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), foi um dos homenageados na solenidade. Durante um patrulhamento de rotina, a composição em que o policial estava foi acionada para uma ocorrência de incêndio em um estabelecimento. No decorrer da ação, o policial foi abordado por uma mãe que pedia por socorro para sua filha que se encontrava no interior do local tomado pelo fogo. 

“Eu, enquanto policial militar, com risco da minha própria vida, não hesitei um segundo em atender ao pedido. Entrei na casa e pude, no último cômodo já em chamas, retirar a criança que estava deitada na cama. Ela já estava bem assustada, trouxe nos meus braços e pude entregar a sua mãe que estava bastante aflita. Essa é uma medalha que reconhece um ato muito importante na nossa carreira, como uma atitude que vai além da nossa rotina de policial militar. Como pai de família, na época a minha filha tinha dois anos e eu só pensei como pai. Na realidade, a atitude é sempre de poder ajudar, contribuir e proteger da melhor forma toda a sociedade”, destacou o policial militar.

Medalha Bravura Tiradentes

A Medalha Bravura Tiradentes é conferida em reconhecimento aos policiais militares que realizaram ato de extrema coragem no decorrer da carreira.