Com foco na saúde mental dos profissionais de segurança, presidente do Consesp apresenta os serviços ofertados pela SSPDS
16 de abril de 2025 - 16:03 #Consesp #segurança #SSPDS
Com o intuito de fortalecer as políticas integradas de segurança e discutir ações preventivas voltadas à saúde mental dos agentes da segurança, representantes do Conselho Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará (Consesp) se reuniram, nesta quarta-feira (16), com outros órgãos para debater estratégias voltadas para o combate aos crimes no estado. O encontro aconteceu na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza.
A reunião foi conduzida pelo presidente do Consesp, o secretário executivo de Ações Integradas e Estratégicas da SSPDS, Sérgio Pereira. Na ocasião, o coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará (CBMCE), José Cláudio Barreto de Sousa; e o coordenador especial de Administração Prisional (Coeap/SAP), Carlos Alexandre Oliveira Leite, que também integram o conselho, estiveram presentes.
O foco da reunião foram os serviços ofertados pela SSPDS em combate à doenças que comprometem a saúde mental dos agentes de segurança pública. Foram destacados os serviços ofertados pela SSPDS pela Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips) da SSPDS, além da Coordenadoria de Saúde e Assistência Social e Religiosa (CSASR) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e do Departamento de Assistência Médica (Damps) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE).
Na Abips são realizados atendimentos psicológicos, atendimentos sociais, atendimentos psiquiátricos, fisioterapia, além de palestras, ações e intervenções em grupo, onde são atendidos todos os servidores e colaboradores da SSPDS. Já a PCCE conta com o Departamento de Assistência Médica e Psicossocial (Damps), que presta assistência aos policiais civis e aos colaboradores da Delegacia Geral da Polícia Civil e a seus familiares, por meio de atendimento médico, fisioterápico, psicológico, nutricional e acompanhamento por educadores físico; e por fim a Coordenadoria de Saúde e Assistência Social e Religiosa (CSASR) da PMCE conta com ambiente para atendimentos psicológico e social, fisioterapia e pilates, consultórios de atendimento médico, odontológico e espaço para pequenos grupos. Com quatro Núcleos de Assistência Biopsicossocial (NABs) em Sobral, Quixadá, Crateús e Juazeiro do Norte.
O secretário executivo da SSPDS, Sérgio Pereira destacou os avanços nas parcerias com o Ministério Público do Trabalho e destacou as ações conjuntas com o Ministério Público do Estado. “Apresentamos ao Ministério Público, tanto do Trabalho quanto Estadual, as iniciativas que a SSPDS e suas vinculadas têm desenvolvido para preservar a saúde mental dos profissionais de segurança. Nosso objetivo é intensificar esse diálogo para aprimorar os serviços e evitar o adoecimento desses servidores”, afirmou.
Além disso, o secretário executivo ressaltou que a saúde mental deve permanecer no centro das prioridades do sistema de segurança. “A preocupação com o bem‑estar psicológico dos nossos policiais não é secundária: trata‑se de elemento essencial para a qualidade e a continuidade do trabalho. Hoje demos um importante passo ao oferecer um feedback concreto sobre as discussões iniciadas na reunião anterior e ao definir próximos encaminhamentos”.
A reunião contou, ainda, com as presenças do perito-geral da Pefoce, Júlio Torres; o superintendente da Superintendência de Pesquisa e Estratégia da Segurança Pública (Supesp), Nabupolasar Alves Feitosa; o coordenador geral de Operações (CGO), Coronel Kilderlan Nascimento; e representando o Ministério Público do Ceará, o analista em Psicologia do MPCE, Aline Ribeiro de Carvalho.
Integrantes do Consesp
O Consesp é integrado por representantes de diversas instituições e forças amigas, como SSPDS, PCCE, PMCE, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), além de CGD, Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), Casa Militar, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) e Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec) de Fortaleza.
Também integram o Consesp membros do Conselho de Defesa do Policial em Exercício da Função (CDPEF), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (Cedca), Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE), Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Conselho do Direito da Mulher, Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Casa Civil, Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad), Guarda Portuária, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Poder Judiciário e universidades.