Aesp inicia Curso de Habilitação de Oficiais com 64 policiais militares

14 de abril de 2025 - 15:28 # #

A aula inaugural ocorreu na sede da Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), quando também foi realizada uma palestra ministrada pelo subcomandante da Polícia Militar do Ceará, coronel Vandicles Oliveira.

A Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) iniciou, nesta segunda-feira (14), o Curso de Habilitação de Oficiais Policiais Militares, com 64 subtenentes. O objetivo da capacitação é que esses profissionais de segurança alcancem o oficialato no âmbito de sua corporação. Ou seja, em breve, esses homens e mulheres ascenderão para o cargo de 2º tenente da PMCE.

A aula inaugural foi realizada no auditório da Aesp e contou com as presenças do coordenador de Ensino e Instrução da Academia, coronel Evandro Queiroz, do chefe do Estado Maior e subcomandante da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel Vandicles Oliveira, e do coordenador de Desenvolvimento Institucional e Planejamento da Polícia Militar e coordenador do 1º pelotão do Curso de Habilitação de Oficiais Policiais Militares, coronel Jano Marinho.

Em sua fala de abertura, o coronel Evandro Queiroz ressaltou que a turma será a primeira a ser realizada dentro da reestruturação anunciada pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas, em março deste ano.

“A Aesp, recentemente, passou por uma reestruturação, quando a instituição possuía apenas uma Coordenadoria de Ensino para cuidar de todos os cursos. Hoje, a instituição possui Diretoria de Ensino Policial Militar, Diretoria de Ensino Bombeiro Militar, Diretoria de Ensino Policial Civil e Diretoria de Ensino de Perícia. Então, hoje, há uma diretoria dedicada exclusivamente à Polícia Militar. Vocês fazem parte do primeiro curso a ser realizado nessa nova dinâmica”, explicou.

Após as apresentações iniciais, os alunos assistiram a uma palestra sobre a reestruturação orgânica da PMCE, ministrada pelo subcomandante da PMCE, coronel Vandicles Oliveira.

“O objetivo é inteirá-los sobre essa nova estrutura, do que foi criado e daquilo que foi transformado de companhia para batalhão. E como ao fim do curso eles serão promovidos a tenentes, é importante que eles conheçam um pouco daquilo que nós, comando da Polícia Militar, que assumimos agora em fevereiro, pensamos para a instituição”, destacou o subcomandante da PMCE.

Sonho de uma vida

O Curso de Habilitação de Oficiais Policiais Militares será dividido em quatro módulos, com disciplinas de História da PMCE, Chefia e Liderança, Atuação do Profissional de Segurança Pública Frente a Grupos Vulneráveis, Teoria da Administração e Fundamentos da Gestão Pública, Elaboração e Gerenciamento de Contatos e Convênios, Quinze Fundamentos de Direito Constitucional-Administrativo, Direito Penal Militar, Procedimentos Operacionais II e III, Tiro Defensivo e Sobrevivência Policial, além de outros conteúdos.

Um dos alunos é o subtenente Alberto, lotado na 3ª Companhia do Batalhão de Policiamento Turístico (BPtur) da PMCE. Ele comentou sobre a expectativa em torno do curso, que contará com 1.014 horas/aula, com previsão de término para o dia 29 de agosto de 2025.

“A minha expectativa é que nós, durante esses quatro meses, possamos ao máximo tirar tudo de conhecimento do que vamos aprender aqui. Em um futuro bem breve estaremos como oficiais da Polícia Militar do Ceará, e para mim isso é muito importante, porque eu já já irei completar 28 anos de Polícia, então eu estou realizando meu sonho de ser oficial da PMCE”, finalizou.