Ceará encerra o 1º trimestre de 2025 com 8.310 capturas; uma média de 92 por dia

10 de abril de 2025 - 15:12 # # # # # #

Arte: Leandro Vagner / Ascom SSPDS

Em todo o estado, o aumento foi de 10,6% nas capturas em flagrante ou de pessoas que estavam sendo investigadas por envolvimento em crimes

Como resultado do empenho ininterrupto das Forças de Segurança do Estado, o Ceará apresentou mais um resultado positivo nos indicadores criminais da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Nos três primeiros meses deste ano, foram realizadas 8.310 capturas de pessoas suspeitas de práticas criminosas ou que se encontravam como alvos de investigações policiais em todo o estado. O número representa um aumento de 10,6% no comparativo com o mesmo período de 2024, quando 7.516 pessoas foram capturadas pela Forças de Segurança vinculadas da SSPDS.

Os dados foram compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) – setor de estatística da pasta -, e apontam que no primeiro trimestre de 2025 foram realizadas 794 capturas a mais que os mesmos três meses do ano anterior. Ainda de acordo com os dados da Supesp, por dia, foram cerca de 92 capturas realizadas por equipes policiais no Ceará. Dentre todas as regiões do estado, a Capital foi a que mais se destacou.

Capturas em Fortaleza

Em Fortaleza, o aumento no quantitativo de capturas foi de 18,2%. Nos três primeiros meses deste ano, as equipes policiais conduziram 3.186 pessoas por autos de prisão em flagrante, atos infracionais análogos a crimes ou cumprimentos de mandados de prisão. O primeiro trimestre de 2024 encerrou com 2.696 capturas.

Capturas no interior do Ceará

O resultado positivo fruto do trabalho ostensivo e investigativo das Forças de Segurança se estende para o interior do estado. Na Região Sul, foram realizadas 1.998 capturas no primeiro trimestre de 2025, enquanto que no mesmo período de 2024 foram 1.711, sendo um aumento de 16,8%. Já na Região Norte, o aumento foi de 3,0%, com 1.661 capturas nos três meses iniciais de 2025 contra 1.612 no mesmo período de 2024.

Vale ressaltar, ainda, que nos três primeiros meses de 2024, uma pessoa foi capturada fora do Ceará em decorrência de ações coordenadas pelas Forças de Segurança cearenses. Já no primeiro trimestre deste ano, foram realizadas seis capturas fora do estado.

No decorrer desta semana, foram divulgados outros resultados positivos nos indicadores criminais da SSPDS, sendo um deles o aumento de 9% no número de apreensões de armas de fogo no comparativo entre o primeiro trimestre de 2025 e o mesmo período de 2024. O secretário da pasta, Roberto Sá, reconheceu o trabalho realizado por todos os agentes de Segurança Pública do Ceará que atuaram para proporcionar ambos os resultados.

“Eu quero agradecer muito aqui o empenho dos nossos homens e mulheres que fazem parte das nossas Forças de Segurança, por estarem saindo de suas casas, arriscando suas vidas e tirando de circulação esses instrumentos que tanto incomodam e tiram a vida de pessoas nas ruas, como também estão efetuando prisões. Além da apreensão dessas armas de fogo, tivemos uma média de conduções para a delegacia de cerca de 92 pessoas por dia. Então é um trabalho extenuante, cansativo, arriscado, mas que as nossas Forças de Segurança fazem com muito brilhantismo e, com isso, proporcionando uma redução na violência no nosso estado”, destacou o gestor da SSPDS, Roberto Sá.

Redução no CVP e CVLI no primeiro trimestre deste ano

Para além do aumento no quantitativo de armas de fogo e capturas, o primeiro trimestre de 2025 encerrou também com redução nos indicadores de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) e nos Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP).

Com relação às mortes violentas, a redução foi de 11% no comparativo com o primeiro trimestre de 2024. Na ocasião, foram 729 casos em 2025, enquanto que em 2024 foram registrados 819 casos. Já sobre indicadores de roubo, a redução foi de 27,2%, tendo sido registradas 7.096 ocorrências de janeiro a março deste ano, contra 9.750 crimes de roubo nos mesmos meses do ano passado.