Após seis horas de trabalho, vaca de 350 kg é resgatada por bombeiros militares em Cascavel
9 de abril de 2025 - 14:42 #4o BBM #Cascavel #CBMCE #resgate de animal
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou uma vaca, na noite dessa terça-feira (8), na cidade de Cascavel – Área Integrada de Segurança 13 (AIS 13) do Estado. O animal ruminante, com cerca de 350 kg, caiu em uma cacimba de aproximadamente 10 m de profundidade e foi devolvido em segurança ao proprietário após um resgate que durou seis horas.
Conforme a equipe de serviço, no período da noite, o 4º Batalhão de Bombeiros Militares (4º BBM) foi acionado para realizar o resgate de uma vaca. Segundo a solicitante, o animal caminhava entre um muro e uma cacimba, quando teria caído de uma altura com cerca de 10 m de profundidade. Ainda conforme a solicitante, o ruminante se encontrava com vida.
Imediatamente, a equipe de bombeiros militares diligenciou até o local indicado, no Sítio Barbalha, zona rural de Cascavel. Com o apoio de populares, foi possível montar uma estrutura para içar o animal e resgatá-lo em segurança após seis horas de trabalho conjunto. Com o resgate, o animal foi entregue ao proprietário, que recebeu orientações sobre como prevenir novos acidentes.
Dicas de Prevenção
Visando garantir a segurança e prevenir acidentes em poços e cacimbas, o CBMCE traz orientações e dicas à população:
– Mantenha poços e cacimbas devidamente cercados e sinalizados. Isso evita que animais e pessoas inadvertidamente caiam nesses locais.
– Faça inspeções periódicas em sua propriedade para verificar a integridade das estruturas.
– Verifique se as tampas estão seguras e se não há rachaduras ou desgastes. Além da inspeção, a manutenção também ajuda a evitar acidentes.
– Ao construir poços ou cacimbas, utilize grades ou telas para evitar quedas acidentais. Isso é especialmente importante em áreas rurais onde animais circulam livremente, assim como idosos e crianças.
– Se você se deparar com um poço ou cacimba, mantenha-se atento e afaste-se da borda. Evite se aproximar demais, principalmente em terrenos instáveis.