Supesp participa de encontro com representantes da Sema
8 de abril de 2025 - 16:20 #Dipas #Secretaria do Meio Ambiente #Supesp
Em alinhamento com o desenvolvimento de pesquisas, estudos e produção de dados e indicadores criminais para alguns setores do Governo do Ceará, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) participou de reunião, na manhã desta terça, (08/4), na sede da Coordenadoria de Defesa e Proteção Animal (Coani), no Parque Adahil Barreto, em Fortaleza.
O encontro técnico aconteceu por meio da Diretoria de Pesquisa e Avaliação de Políticas de Segurança (Dipas/Supesp), com o objetivo de discutir ações conjuntas para o enfrentamento da violência e dos crimes contra animais no Estado do Ceará.
Representaram a Dipas a diretora Juliana Barroso e o assessor e geógrafo Eudázio Sampaio e pela Coani o coordenador Tadeu Lavor e a médica veterinária Thais Câmara. A reunião foi marcada pelo diálogo sobre os desafios enfrentados no combate aos maus-tratos e tráfico de animais silvestres, maus-tratos e abandono de animais domésticos, e às demais formas de violência contra animais, além da troca de informações sobre iniciativas em andamento e possibilidades de cooperação técnica entre os órgãos.
A aproximação entre a Supesp e a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), por meio da Coani, visa fortalecer políticas públicas voltadas à proteção animal, com base em dados, pesquisas e estratégias que contribuam para uma atuação mais eficaz e integrada.
Estudos
Criada em 2018, a Supesp tem a finalidade de produzir, analisar e disponibilizar estatísticas e informações relacionadas à Segurança Pública do Estado, realizar estudos para subsidiar a elaboração, acompanhamento e avaliação das políticas públicas de prevenção à violência e contribuir na formulação de estratégias para a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e para o Pacto por um Ceará Pacífico.
Nos últimos anos, a superintendência investe na elaboração de mais estudos e pesquisas, criação de painéis dinâmicos estatísticos para diversos segmentos, visando ampliar as políticas públicas em segurança pública, principalmente voltadas para públicos vulneráveis como negros, indígenas, mulheres e jovens. Um dos estudos/painéis em fase de finalização é o que inclui análises de indicadores criminais e sociais para o Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência do Estado do Ceará (PreVio).