Homem é detido e aves silvestres são resgatadas pela PCCE no bairro Pici

3 de abril de 2025 - 18:31 # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) resgatou quatro pássaros silvestres que estavam em um cativeiro. A ação ocorreu nesta quinta-feira (4), no bairro Pici, localizado na Área Integrada de Segurança 6 (AIS 6) de Fortaleza. Os animais foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Além do Ibama, a ação contou com o apoio da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

A ofensiva teve início após a equipe da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) receber uma denúncia sobre a criação ilegal de aves silvestres no bairro Pici. Ao chegar ao local indicado, os policiais civis realizaram a vistoria e localizaram as espécies mantidas em cativeiro. Entre os animais resgatados estavam: uma arara vermelha, dois papagaios verdadeiros e um periquito do sertão.

Diante dos fatos, o homem de 56 anos, responsável pelos animais, foi conduzido à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), onde assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por crime ambiental. As aves apreendidas foram entregues ao Cetas/Ibama, onde passarão por triagem e reabilitação antes de serem devolvidas ao habitat natural.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou pelo WhatsApp (85) 3101-0181, onde é possível enviar mensagens de texto, áudios, vídeos e fotografias. Também há a opção do serviço “e-denúncia”, disponível no site https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.

Para denúncias relacionadas a crimes ambientais na Capital, a população pode entrar em contato diretamente com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) pelo WhatsApp (85) 98439-9110, podendo enviar fotos e vídeos. O sigilo e o anonimato são garantidos.