Com mais de 4 mil inserções no Sistema Nacional de Análises Balísticas, realizadas pela Pefoce, Fortaleza ocupa o 4º lugar em ranking nacional

3 de abril de 2025 - 14:55 # # # #

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) tem se destacado, nacionalmente, por sua atuação no Sistema Nacional de Análise Balística (Sinab), ferramenta integrada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que visa auxiliar na elucidação de crimes cometidos com armas de fogo. A importância da atuação da balística forense foi tema de matéria veiculada no Fantástico, da Rede Globo, no último domingo (30/03). 

Desde a adesão ao Sinab, em 2022, oficializada por meio de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) e o MJSP, a Pefoce tem registrado um número significativo de “hits” — correspondências que identificam a utilização da mesma arma em crimes diferentes. 

Notabilizando-se em nível nacional, desde a implantação do Sistema, já são 4.374 inserções em Fortaleza, número que coloca a capital no 4º lugar do ranking das cidades brasileiras, além de 440 inserções no Sinab do Núcleo de Perícia Forense da Região Sul, em Juazeiro do Norte (implantado em abril de 2024). 

A inserção é o processo de cadastramento de informações sobre projéteis e estojos de munição coletados em locais de crimes ou disparados de armas apreendidas. Esses elementos são escaneados e analisados para criar um banco de dados balístico, permitindo comparações e a identificação de ligações entre crimes.

Nesse banco de dados, são cadastrados projéteis e armas relacionados a crimes em todo o país. A partir da coleta desses materiais em cenas de crimes, o sistema analisa microimagens e cruza as informações, revelando possíveis correlações. 

A integração ao Sinab tem fortalecido a capacidade da Pefoce em identificar e correlacionar crimes cometidos com a mesma arma, fortalecendo os inquéritos e a justiça e contribuindo, significativamente, para a resolução de casos de crimes com armas de fogo e para a segurança pública no estado do Ceará.