Nova Delegacia de Defesa da Mulher de Fortaleza é inaugurada e Ceará passa a contar com 11 DDMs
31 de março de 2025 - 11:33 #Casa da Mulher Brasileira #Casa da Mulher Cearense #DDM #Delegacia de Defesa da Mulher #Fortaleza
Texto: Larissa Falcão - Ascom Casa Civil Fotos: Denilson Araújo - Ascom SSPDS, Marcos Cavalcante - Ascom PCCE - Fotos
Para garantir mais proteção às mulheres, o Governo do Ceará inaugurou, nesta segunda-feira (31), a 2ª Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Fortaleza, localizada no bairro Papicu. O equipamento é a 11ª delegacia do tipo instalada no estado. A inauguração contou com a participação do governador do Ceará, Elmano de Freitas; da vice-governadora e secretária da Proteção Social, Jade Romero; da secretária das Mulheres, Lia Gomes; do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá; entre outras autoridades.
“Queremos nesse espaço acolher as mulheres para que elas se sintam apoiadas. Onde tiver uma mulher vítima de violência nós iremos atuar para protegê-la. E entregaremos à Justiça aqueles que praticam violência contra as mulheres”, enfatizou Elmano de Freitas. Além da ampliação da rede de proteção às mulheres, que conta com 49 equipamentos, o governador defende medidas de prevenção à violência contra a mulher. “Precisamos trabalhar de uma maneira intensa a prevenção para mudarmos a cultura e o comportamento, especialmente dos homens. Os casos de violência praticados contra as mulheres na sua ampla maioria não são praticados por desconhecidos dessa mulher. É praticado por pessoa próxima, conhecido da família”, acrescentou.
Essa é a 11ª Delegacia de Defesa da Mulher do Ceará. A primeira de Fortaleza está em funcionamento há cerca de 40 anos, e ,atualmente, integra a estrutura da Casa da Mulher Brasileira do Ceará, no bairro Couto Fernandes.
O titular da SSPDS, Roberto Sá, pontuou o empenho para assegurar atendimento e proteção de forma ágil. “Geograficamente estamos mais próximos a uma população que tem uma parcela dessas mulheres que precisavam se deslocar à Casa da Mulher Brasileira. Sabemos que essas denúncias podem ser feitas por telefone ou e-mail, mas é muito importante a proximidade física para acolher imediatamente”, disse.
A 2ª DDM de Fortaleza tem um efetivo composto por duas delegadas e dez oficiais investigadores de Polícia Civil. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A unidade está localizada à rua Valdetário Mota, 970, Papicu. A DDM fica ao lado da Delegacia de Discriminação Racial, Religiosa ou Orientação Sexual (Decrim).
Confira os serviços ofertados:
Registro de boletim de ocorrência;
Requerimento de medidas protetivas de urgência;
Instauração de inquéritos policiais;
Prisões;
Atendimento psicossocial da Secretaria das Mulheres com psicóloga e assistente social: orientação, acolhimento e informação do enfrentamento à violência e promoção da autonomia econômica.
O delegado-geral da PCCE, Márcio Gutiérrez, falou sobre ganho para descentralizar e ampliar o acesso aos serviços da PCCE. “A gente divide a Capital entre Leste e Oeste. Essa unidade nova fica responsável por todo o processo de investigação e acolhimento das mulheres que moram na região Leste da cidade”, explicou.
A delegada titular da nova DDM é Raquel Moreira, que está há 15 anos na Polícia Civil. “Eu tenho essa responsabilidade porque a gente precisa prestar um bom serviço, como já é prestado pela primeira DDM. Aqui vamos dar continuidade e aumentar esse atendimento e fortalecer o combate à violência e à proteção das mulheres, que é o mais importante”, disse.
Fortalecimento da rede de proteção
Com a nova Delegacia, a rede de proteção às mulheres agora conta com 49 equipamentos (Delegacias, Casas da Mulher, Salas Lilás). Nisso, o Ceará tem três Casas da Mulher Cearense implantadas e outras três em construção (Tauá, Iguatu e Crateús). “A Secretaria das Mulheres entra com o atendimento psicossocial em parceria com a Secretaria da Segurança Pública. Também serão quase R$ 30 milhões investidos em novas em três Casas da Mulher Brasileira”, afirmou a secretária das Mulheres, Lia Gomes.
A vice-governadora e secretária da Proteção Social, Jade Romero, também destacou a parceria para acolher as mulheres e oferecer oportunidades para que elas encerrem o ciclo de violência. “É um momento histórico para nossa cidade. 40 anos depois, estamos implantando o segundo equipamento do tipo em Fortaleza. Além do atendimento da Delegacia, no terceiro andar desse prédio as mulheres também terão oportunidades de capacitação”, frisou.
Serviço
2ª DDM Fortaleza
Rua Valdetário Mota, 970, Papicu.
Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
1ª DDM Fortaleza – Casa da Mulher Brasileira
Rua Tabuleiro do Norte com Rua Teles de Sousa, Couto Fernandes
Atendimento 24 horas
Mais atendimento
Ligue 190 – Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops)
Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher
Acesse www.delegaciaeletronica.ce.gov.br – para registrar Boletim de Ocorrência
Acesse mulher.policiacivil.ce.gov.br – para solicitar medida protetiva