SSPDS e Previo debatem estratégias de prevenção social e policial da violência

27 de março de 2025 - 17:45 # # #

Membros da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (Previo) estiveram reunidos, na tarde desta quinta-feira (27), na sala de reuniões do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP). O encontro trouxe uma proposta de participação de integração dos órgãos de Segurança Pública nas instâncias de governança do Previo.

As sugestões listadas pelos técnicos do Previo são encabeçadas pela integração do Comitê Estratégico de Segurança Integrada do Ceará (Coesi) e do Comitê Social de Governança a nível estadual. Além disso, foram sugeridas as participações de membros órgãos de segurança nas instâncias regional e municipal do Previo e de gestores da Segurança Pública no Comitê Territorial.

Na visão do coordenador do Previo, Avilton Junior, tão importante quanto o Estado construir equipamentos públicos é o modo como estes equipamentos servem o próprio público. Nessa visão, as políticas públicas e equipamentos públicos precisam ser pensados de uma forma transversal, envolvendo áreas como: Educação, Saúde, Cultura, Esporte e Segurança Pública.

Ele cita o Parque Rachel de Queiroz, em Fortaleza, como um exemplo de sucesso, onde a atuação da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Guarda Municipal (GMF) assegurou o florescimento, inclusive, do comércio. “Ter o equipamento público não é mais o suficiente. Tão importante quanto o equipamento é a governança que aquele espaço recebe pensando em todos seus aspectos”, diz Avilton Junior.

“Essa é a proposta de integração, entre a SSPDS e Previo, que vai facilitar, de uma forma definitiva, a governança das políticas de Segurança Pública e a execução de estratégias preventivas de proteção social e policial”, elogiou o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá.

Também participaram do encontro, o secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da SSPDS, Adriano Sales; o delegado-geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Márcio Gutierrez; o coronel comandante-geral da PMCE, Sinval Sampaio; o coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Cláudio Barreto; o superintendente da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da SSPDS, Nabupolasar Alves Feitosa; e o perito-geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Julio Torres.