Policial da Coin/SSPDS é premiado com o 3º lugar em competição nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública
21 de março de 2025 - 18:58 #181 #1ª maratona Hackathon de Tecnologias Disruptivas para Segurança Pública #Competição nacional #Disque-Denúncias #MJSP #SSPDS
A 1ª maratona Hackathon de Tecnologias Disruptivas para Segurança Pública ocorreu entre os dias 18 e 20 de março
Representando a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) em uma competição nacional organizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), um policial civil da Coordenadoria de Inteligência (Coin/SSPDS) ficou em terceiro colocado na 1ª maratona Hackathon de Tecnologias Disruptivas para Segurança Pública. O evento onde foram realizadas as avaliações das inscrições ocorreu durante os dias 18 e 20 deste mês.
O oficial investigador de polícia, lotado na Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Deusimar Filho, foi o responsável pelo desenvolvimento do sistema do serviço de denúncia anônima do Estado do Ceará. Com o sistema criado por ele, o policial civil ficou com o terceiro lugar no concurso nacional de desenvolvedores de sistemas promovido pelo MJSP.
Deusimar, que foi um dos premiados no Desafio 1 – Plataforma de Colaboração entre Cidadãos e Polícia, ressaltou a experiência com o evento nacional e a troca de conhecimento com outros participantes. “O evento foi uma experiência extraordinária. Nos três dias de competição, consegui fazer ótimos contatos com outros desenvolvedores, dentre eles, servidores da Segurança Pública, estudantes, empreendedores e integrantes do Ministério da Justiça como os organizadores do evento. Foram três dias intensos de desenvolvimento no sistema Denúncia Anônima 4.0 e por fim a apresentação da plataforma para os integrantes da banca julgadora”, destacou o policial civil.
“O sistema que desenvolvi e apresentei na competição faz o gerenciamento das denúncias anônimas aqui no Ceará, permitindo o recebimento das denúncias que o cidadão faz através do telefone, site ou whatsapp, mantendo o anonimato do denunciante e permitindo o recebimento de todos os tipos de mídias digitais como áudios e vídeos. Ao receber as denúncias dentro do sistema é feita a distribuição dessas denúncias para os órgãos de Segurança Pública do estado, onde as mesmas serão trabalhadas de maneira rápida e eficaz, assim permitindo uma resposta rápida por parte do estado no combate a criminalidade”, concluiu Deusimar.
O sistema desenvolvido pelo policial da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS, Deusimar Filho, está integrado diretamente ao Disque-Denúncia 181, bem como está interligado com o recebimento das denúncia feitas pelo número (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia, e também com o “e-denúncias”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.
Sobre a competição
A 1ª maratona Hackathon de Tecnologias Disruptivas para Segurança Pública busca reunir desenvolvedores, empreendedores, acadêmicos e profissionais de segurança, promovendo um ambiente de troca de ideias e colaboração. Com isso, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) demonstra sua disposição em adotar novas soluções tecnológicas e práticas eficientes, que podem transformar a realidade da Segurança Pública de forma impactante.
A competição foi realizada através de uma maratona de desenvolvimento de sistemas com o intuito de construir soluções tecnológicas que apoiem as execuções de políticas públicas voltadas ao enfrentamento da criminalidade, ou da melhoria na qualidade de vida dos profissionais de segurança pública e defesa social.