SSPDS recebe Delegação Regional do Comitê Internacional da Cruz Vermelha
13 de março de 2025 - 16:22 #Reunião #SSPDS
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) recebeu, na tarde desta quinta-feira (13), a Delegação Regional do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV). Na ocasião, o secretário da SSPDS, Roberto Sá, se reuniu com o chefe da Delegação Regional, Alexandre Formisano, que apresentou resultados e avanços em temas trabalhados com a pasta. A reunião ocorreu na sede da SSPDS, no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza.
De acordo com Roberto Sá, a SSPDS está à disposição da CIVC. “Nós temos todo interesse aqui, no estado do Ceará, em conhecer as melhores práticas de prestação de serviço na área de segurança pública. Não há vaidade alguma em reconhecer uma boa prática e passar a adotar, adaptando à nossa realidade, à nossa cultura, mas sempre entendendo que é muito salutar compreender que a busca permanente da melhoria da nossa prestação de serviço vai aumentar cada vez mais a nossa performance, o nosso profissionalismo. Então, quem ganha com isso é a população. Eles têm as portas abertas da Secretaria para nos trazerem todo e qualquer tipo de protocolo que entendam que possa contribuir para o nosso aperfeiçoamento”, ressaltou o secretário.
Alexandre Formisano afirmou que, após quatro anos, está encerrando sua missão como chefe da Delegação Regional do CIVC e está em última visita ao Ceará para se despedir e agradecer às autoridades. “Em particular à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, uma instituição com a qual temos trabalhado temáticas muito importantes. A primeira é a busca, localização e identificação de pessoas desaparecidas. Essas atribuições ficam nas instituições da segurança pública e, portanto, temos trabalhado com esta Secretaria precisamente para poder fazer com que pessoas desaparecidas sejam buscadas, localizadas, identificadas de forma apropriada e as famílias sejam comunicadas. E o segundo tema que temos trabalhado é a integração das normas de direitos humanos na função pública. Temos desenvolvido documentos de doutrina e protocolos sobre o uso apropriado da força com a Polícia Militar”, destacou.
Também participaram da reunião o secretário executivo de Inteligência e Defesa Social da SSPDS, Alzir Chavez; o chefe de gabinete da SSPDS, tenente-coronel PMCE Cristiano Lins; a chefe do escritório da CIVC em Fortaleza, Caterina Assenti, e Daniel Mamede, também do escritório da CIVC em Fortaleza.