SSPDS elabora Plano Operacional de Segurança para o primeiro Clássico-Rei das finais do Campeonato Cearense de 2025
13 de março de 2025 - 17:07 #Clássico-Rei #Copol #Plano Operacional #SSDPS
Mais de 970 agentes atuarão dentro e fora da Arena Castelão, dentre profissionais de Segurança Pública e agentes de demais de setores envolvidos
Dando sequência nos preparativos para o primeiro Clássico-Rei das finais do Campeonato Cearense de 2025, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) promoveu mais uma reunião com representantes dos clubes e representantes dos órgãos envolvidos com o jogo para a elaboração do Plano Operacional de Segurança. A partida, que acontecerá no próximo sábado (15), na Arena Castelão, em Fortaleza, contará com a atuação de mais de 970 agentes, dentre profissionais de Segurança Pública e demais setores envolvidos com o jogo.
O segundo encontro desta semana ocorreu na manhã dessa quarta-feira (12), na sede da SSPDS, que fica no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), no bairro Aeroporto, em Fortaleza. Na segunda-feira (10), a SSPDS promoveu uma reunião com representantes das Forças de Segurança do Estado, do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), da Secretaria de Esporte do Ceará (Sesporte) e dos dois clubes. Nesse primeiro encontro, um dos tópicos discutidos foi a implementação do sistema de reconhecimento facial.
Efetivo para o primeiro jogo da final
Com a reunião dessa quarta-feira, foi elaborado o Plano Operacional de Segurança para a partida. Ao todo, serão 978 profissionais designados para atuar no Clássico-Rei, sendo 643 policiais militares, 46 policiais civis, 25 bombeiros militares e cinco profissionais da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS, além de sete agentes da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Ceará (SAP).
O efetivo total conta ainda com o auxílio de agentes das forças amigas à Segurança Pública. Para a partida, atuaram também 25 agentes da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), 45 agentes de Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania de Fortaleza (AMC), 140 guardas da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), 22 profissionais da Regional 7 da Prefeitura de Fortaleza e 20 profissionais do Juizado da Infância e Juventude.
“Para a final do campeonato cearense, iremos disponibilizar uma estrutura muito grande visando proporcionar segurança a todos torcedores que estarão presentes no estádio. Serão quase mil agentes envolvidos para essa operação. Em outro contexto, estaremos preparados para localizar e prender os criminosos disfarçados de torcedores que, porventura, queiram praticar qualquer tipo de delito”, destacou o coordenador de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS, Harley Filho.
O efetivo total empregado para a partida do próximo sábado (15) representa um aumento de 59,54% no comparativo com o efetivo designado para atuar no primeiro Clássico- Rei de 2025, no início do mês de fevereiro.
Operação Estádio Seguro
Além dos trabalhos policiais no entorno da Arena Castelão, a Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS, irá deflagrar uma nova fase da Operação Estádio Seguro, que visa capturar foragidos da Justiça que tentam adentrar as dependências do estádio.