SSPDS-CE apresenta Misp a profissionais da Segurança Pública do Ceará

11 de março de 2025 - 17:06 # # # # # # #

Em uma reunião virtual, acompanhada por 198 servidores das Forças de Segurança do Ceará, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) apresentou, nessa segunda-feira (10), o sistema de Metas Integradas de Segurança Pública (Misp). O encontro de alinhamento foi coordenado pelo secretário Executivo de Inteligência e Defesa Social da SSPDS, Alzir Chaves.

“O nosso objetivo foi detalhar as linhas gerais do novo sistema de metas, tendo em vista a sua complexidade, para que as principais e primeiras dúvidas já fossem dirimidas. Mas teremos ainda um ciclo de capacitações, temos um grupo de discussão, vamos disponibilizar informações e apresentações no nosso site para que todos os servidores inseridos nessa importante iniciativa tomem para si essa metodologia e se empenhem no alcance dos resultados estipulados”, detalhou o secretário executivo da SSPDS, Alzir Chaves.

Durante o encontro de alinhamento, o secretário executivo apresentou os atos normativos – lei, decreto e portaria – referentes ao Misp, explicou a distribuição dos percentuais para o cumprimento de metas em cada força de segurança e como se dará a pontuação para ascensão profissional e tirou dúvidas dos servidores.

Misp

O Misp foi anunciado e sancionado pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas, em fevereiro de 2025. A iniciativa é parte do programa Ceará Contra o Crime e tem por objetivo reduzir a violência e a criminalidade e melhorar a produtividade, além de ampliar a integração entre os órgãos. “As metas são conforme a área de atuação que o profissional está inserido, meta da região, e as metas estabelecidas para todo o Ceará. O profissional pode chegar a até R$ 6 mil de gratificação por ano atingindo todas as metas”, explicou Elmano, na época do lançamento.

Cada órgão terá a sua meta anual pré-estabelecida. Para a Polícia Militar do Ceará (PMCE) e a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), o objetivo será reduzir, no Estado, os índices de Crime Violento Letal e Intencional (CVLI) em 11% e Crime Violento contra o Patrimônio (CVP) em 15%. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) terá o Índice de Prevenção e Salvamento (IPS) baseado em ações como a redução no tempo de atendimento e no combate a incêndios. A Perícia Forense do Ceará (Pefoce), por sua vez, buscará um aumento de 8,5% no número de laudos emitidos neste ano.

Site

No site da SSPDS, foi desenvolvida uma aba com os atos normativos, metas, plano de ação, calendários e um espaço reservado para as perguntas frequentes relacionadas ao Misp. A aba está disponível na parte superior do site.