Aesp/CE conclui capacitação para músicos militares
27 de fevereiro de 2025 - 13:23 #AESP #Curso de Capacitação para Músicos Militares (CCMM) #PMCE
O Curso de Capacitação para Músicos Militares (CCMM) é uma iniciativa educacional promovida pela Aesp/CE em parceria com a Polícia Militar do Ceará (PMCE). O objetivo do curso é aperfeiçoar e capacitar os participantes, difundindo a doutrina da teoria musical e da prática instrumental, com o intuito de atualizar e padronizar os procedimentos utilizados na atuação da Banda de Música. Além disso, o curso proporciona aos alunos uma releitura da escrita musical, solfejo, teoria e prática musical, explorando especialmente a composição e a interpretação de aspectos melódicos, rítmicos e harmônicos.
O ponto alto do evento foi um concerto apresentado pelos concludentes do curso, que contou com um repertório seleto. Entre as músicas, destacaram-se “Bohemian Rhapsody”, um clássico do grupo britânico Queen, com arranjo de Paul Murtha, que trouxe toda a grandiosidade e inovação da icônica composição de Freddie Mercury. “Soul Bossa Nova”, uma composição do lendário Quincy Jones, com arranjo de Masato Myokoin, foi uma peça vibrante que incorporou elementos marcantes do jazz e da música brasileira. Em seguida, foi apresentado um arranjo de uma música do Scorpions, “Seleção de Sucessos”, um medley com algumas das canções mais icônicas da banda alemã, incluindo “Rock You Like a Hurricane”, “Wind of Change” e “You & I”, em arranjo especial de Edivaldo de Paula. Para finalizar, a apresentação culminou com “Diana No Frevo”, uma composição e arranjo do subtenente PMCE Manoel Ferreira Lima, que homenageou o ritmo contagiante do frevo, destacando a riqueza cultural da música brasileira.
O capitão PMCE Ramos, coordenador do curso, destacou a importância da formação e o progresso alcançado pelos músicos participantes.”Ao longo desse curso, pudemos aprimorar os nossos músicos já existentes na banda de música, por meio de treinamentos teóricos e práticos. O empenho e dedicação de cada um têm sido essenciais para o sucesso desse programa de capacitação”, afirmou o policial militar.