Passado, Presente e Futuro: a trajetória dos sonhos de futuros profissionais da Segurança Pública

20 de fevereiro de 2025 - 15:43 # # # # # #

Texto: Elis França / Leandro Freire
Fotos: Leandro Freire

No trigésimo episódio do quadro “Passado, Presente e Futuro”, vamos conhecer a história de determinação, disciplina e sonho do aluno-soldado PM Renan Fidelis Teles de Meneses, do 11º Pelotão do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar do Ceará (PMCE) da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE)

Você sabe o que acontece quando seu objetivo de vida está claro na mente? Ele se realiza!

Nascido na imortal “Terra da Luz”, Fortaleza, o jovem Meneses soube desde cedo exatamente o que queria e não mediu esforços para alcançar seu sonho. Sua trajetória é um exemplo inspirador de como um objetivo claro pode moldar uma vida.

Passado

Tudo começou aos 6 anos de idade, quando Meneses ingressou no 1º Colégio da Polícia Militar General Edgard Facó. Aquele não foi apenas o início de sua alfabetização, onde aprendeu a ler e escrever, mas também o momento em que descobriu seu amor pela gloriosa Polícia Militar do Ceará. “Sempre tive o sonho de ser policial militar. Admirava todos os profissionais ao meu redor, que eram minhas referências: professores, instrutores e meu pai”, relembra.

Crescendo em um ambiente familiar que valorizava a disciplina, foi influenciado por seu pai, que servia no Batalhão de Policiamento de Choque da PMCE, e por seus tios que serviam na Marinha e na Aeronáutica. Meneses, que tem quatro irmãos, sempre esteve cercado por exemplos de dedicação e serviço. Entre eles, um gêmeo que se tornou fuzileiro naval, duas irmãs estudando no Colégio Militar e outra irmã seguindo a carreira de medicina.

Determinação e Disciplina

Aos 15 anos, Meneses começou uma trajetória inspiradora de dedicação em seguir a carreira policial militar. Aprovado aos 16, ele não pôde ingressar imediatamente por não ter a idade mínima exigida. “Na posse, eu ainda tinha 17 anos”, conta. Apesar de ser aprovado em Administração e Matemática, ele continuou se preparando para o próximo concurso da Polícia Militar do Ceará, sentindo que seu lugar era servir à população com a farda da PMCE.

“Para mim, tudo era estranho. Eu queria usar a farda, mas não qualquer farda, eu queria a farda da Polícia Militar do Ceará”, afirma Renan, demonstrando sua renúncia e bravura.

Presente

Com a idade exigida, foi aprovado tanto para a PMCE quanto para o curso de Aprendiz de Marinheiro e Fuzileiro Naval da Marinha, ao lado de seu irmão gêmeo. No entanto, ele optou por seguir seu coração e ingressar na gloriosa Polícia Militar do Ceará. “Eu estou onde eu queria estar. Sempre quis ser PM e não me vejo em outra profissão”, diz.

Curiosamente, na sua infância, Meneses morava ao lado da Aesp/CE e viu seu desenvolvimento ao longo dos anos. “Eu vi a Aesp/CE ser construída. Sempre via o muro e nunca tinha visto o que tinha do outro lado do muro. Quando aprovado, passar pela guarda e pisar literalmente dentro da Aesp/CE para assistir à aula inaugural, foi emocionante”, relembra.

Futuro

Hoje, como o aluno-soldado mais jovem do seu pelotão, ele não para de sonhar. Seus sonhos estão ganhando uma nova dimensão, e agora ele deseja se tornar oficial da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Estudante da faculdade de segurança pública, ele almeja crescer na carreira e construir seu próprio legado, honrando sua família, a corporação e a sociedade cearense, demonstrando seu valor com força e bravura. “Eu entrei como soldado e quero ser oficial da PMCE. Não em outra polícia nem em outra profissão. Estou na profissão que eu quero.”, afirma.

A trajetória do aluno-soldado PM Meneses é um exemplo de como a clareza de objetivos e a determinação podem moldar uma vida. Sua história inspira não apenas seus colegas de turma, mas também que a conhecem, mostrando que com disciplina e paixão, é possível construir um legado honroso.