Ciopaer/SSPDS realiza transporte de gêmeos recém-nascidos de Iguatu para Fortaleza
19 de fevereiro de 2025 - 14:12 #Ciopaer #gêmeos #SSPDS #Transporte aeromédico
A missão em realizar um atendimento ágil na condução de pacientes de alta complexidade faz parte do dia a dia de equipes do transporte aeromédico da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE), que é referência no atendimento e deslocamento de pacientes para unidades de saúde do Estado. Na última sexta-feira (14), dois recém-nascidos prematuros, de 32 semanas e cinco dias, com 1,6 kg cada, foram transportados do município de Iguatu, na Área Integrada de Segurança 21 (AIS 21) do Estado, até uma maternidade em Messejana, na Área Integrada de Segurança 6 (AIS 6) da Capital.
A mãe teve uma gravidez gemelar, que também é chamada de gravidez múltipla, que ocorre quando em vez de um, dois ou mais bebês crescem e se desenvolvem no útero. Os recém-nascidos, um menino e uma menina, apresentaram desconforto respiratório. A menina apresentou sinais de maior gravidade. Diante disso, os irmãos foram transportados na mesma incubadora neonatal, um com ventilação mecânica e o outro no suporte de oxigênio. Ao chegarem na Capital, um dos bebês necessitou ser entubado, devido à evolução do desconforto respiratório. Os irmãos foram transferidos pela aeronave Fênix 06 até Fortaleza e foram para a mesma UTI neonatal. O acionamento da aeronave se deu a partir do agravamento clínico de um dos recém-nascidos.
Durante o voo, os irmãos seguiram bem, devido às condições da aeronave Fênix 6 e dos equipamentos, bem como a preparação dos profissionais do aeromédico, formado por médicos, enfermeiros e profissionais da segurança pública. Os bebês pousaram em Fortaleza às 17h40 e seguem internados em unidade hospitalar, em Messejana, referência em atendimento neonatal de alta complexidade.
Outro transporte aeromédico
Já no fim de semana, uma mulher de 45 anos, que encontrava-se com quadro de traumatismo craniano grave, politraumatismos, choque hemorrágico e dificuldade respiratória necessitou de transporte aeromédico após ser uma das vítimas de um acidente registrado em Miraíma (AIS 17). A paciente precisou ser transportada devido ter evoluiu para uma parada cardiorrespiratória. Diante disso, foi iniciado suporte avançado da vítima e, então, o transporte aeromédico seguiu até a base Ciopaer Sobral, localizada no município de Sobral (AIS 14).