SSPDS participa de evento de lançamento do Projeto TRANSFORMAR, iniciativa integrada entre Sediv e SAP
14 de fevereiro de 2025 - 16:14 #Ceará #Evento #LGBTQIA+ #SAP #Sediv #segurança #SSPDS
Texto: Tainá Ribeiro Fotos: Paulo Cavalcanti
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) reafirmou seu compromisso com o atendimento qualificado ao público LGBTQIA+, durante o evento de lançamento do Projeto TRANSFORMAR, realizado na manhã desta sexta-feira (14), no Ministério Público do Trabalho, no bairro Praia de Iracema, em Fortaleza. Na ocasião, o secretário executivo de Inteligência e Defesa Social da SSPDS, Alzir Chaves, assinou a atualização do plano de trabalho da SSPDS em conjunto com a Secretaria da Diversidade (Sediv), fortalecendo a parceria entre os órgãos.
O Projeto TRANSFORMAR, desenvolvido pela Sediv em colaboração com a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) e com apoio do Instituto de Gestão e Tecnologia (ITG), tem como foco a ressocialização de internos e egressos LGBTQIA+ no Ceará. Além disso, a iniciativa busca capacitar as forças de segurança para um atendimento mais humanizado e eficiente a essa população.
Durante o evento, o secretário executivo de Inteligência e Defesa Social da SSPDS, Alzir Chaves destacou a importância do projeto e da cooperação entre os órgãos. “O lançamento do Projeto TRANSFORMAR representa um passo fundamental na articulação entre a Secretaria da Diversidade, a Secretaria da Administração Penitenciária e a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social. O objetivo é integrar as Forças de Segurança para que possamos oferecer um atendimento mais qualificado aos grupos vulneráveis, por meio de capacitações, do painel dinâmico (com indicadores criminais) e de políticas mais eficazes voltadas a essa população”, afirmou o secretário executivo.
A secretária da Diversidade, Mitchelle Benevides Meira, também ressaltou o papel das Forças de Segurança na proteção da população LGBTQIA+ e a relevância do plano de trabalho atualizado. “A segurança pública tem um papel essencial na coleta de dados e estatísticas sobre a população LGBTQIA+. Nossa parceria com a SSPDS já nos permitiu entregar o painel de monitoramento, e agora estamos revisitando e fortalecendo nosso plano de trabalho. Com essa atualização, daremos ainda mais assertividade às políticas públicas, incluindo capacitações voltadas ao letramento dos policiais para garantir um atendimento mais qualificado, desde a abordagem até o acolhimento da população LGBTQIA+”, afirmou a secretária.