Policial cearense pedala quase 400 km e conquista pódio da 38ª edição do PioCeará

12 de fevereiro de 2025 - 14:57 # # # # #

Um policial militar do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) conquistou o segundo lugar da 38ª edição do Rally PioCeará de ciclismo. O torneio, que abre a temporada nacional da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), ocorreu entre os dias 27 e 31 de janeiro e o percurso exige estratégia e persistência dos competidores, que percorrem 375 km de estradas de terra, piçarra e trechos de pedra.

O Rally Piocera é realizado todos os anos e possui quatro etapas, as duas primeiras etapas no Piauí e as etapas finais em território cearense. O primeiro trecho vai da cidade de Campo Maior (PI) até Piripiri, com 92 km percorridos pelos competidores em duas rodas. O trecho seguinte é entre Piripiri e Pedro II (PI), mais 91 km e já chegando na fronteira com o estado do Ceará.

Já em terras alencarinas, os ciclistas percorrem um trecho de 80 km, o mais veloz da prova, que separa os municípios de Pedra Branca (CE) e Quixeramobim (CE). Por fim, a etapa mais longa é a última, com 122 km, entre as cidades de Baturité (CE) e Beberibe (CE). “Todas as etapas foram muito duras, cada qual com suas particularidades, mas a segunda etapa foi muito dura, devido a bastante altimetria, foram quase dois mil metros de subida”, revela o sargento Daniel Coelho.

“A disciplina e o condicionamento físico, que são necessárias para o esporte de alto rendimento, também são muito importantes e benéficas para as atividades diárias do policial militar”, observa. “Essa é a minha terceira participação no Rally PioCeará. Não pude participar no ano passado devido uma cirurgia a que fui submetido no começo do ano, mas toda competição é sempre um novo desafio, nunca é a mesma coisa”.

O próximo passo, ainda segundo o sargento da PMCE, é a participação nos campeonatos cearense e brasileiro de mountain bike (MTB). O policial militar já participa de ambas competições há três anos.

Torneio em duplas

Na categoria dupla mista, outro policial do CPRaio conquistou mais uma medalha, a de bronze. Ao lado de Gabrielle da Rocha, o sargento Rafael do Santos subiu ao pódio pelo Garrote Radical Team. Uma das regras da competição obriga a dupla a não ficar a mais de um minuto de distância do outro, senão ambos serão desclassificados, o que induz ao trabalho em equipe. A competição em duplas, entretanto, não pontua para o campeonato nacional.

“Dei muita sorte de ter feito uma excelente parceira e, ao longo do ano 2024, já havia corrido outras provas com ela. Mesmo se envolvendo em um acidente na segunda etapa, ela demonstrou muita garra em continuar, mesmo com dores e percorrendo longas distâncias sob um Sol escaldante”, elogia a determinação da parceira de equipe.

“Sempre acreditei no potencial dela e Gabrielle me retribuiu seguindo adiante na prova, para que pudéssemos cruzar a linha de chegada e garantir o 3º lugar no pódio”, finaliza o sargento Rafael.