Turma do Curso Básico de Operador de Drone para Segurança Pública recebe orientações sobre uso do espaço aéreo em visita ao DTCEA-FZ
11 de fevereiro de 2025 - 08:59 ##Curso Básico ##Força Aérea Brasileira ##Voltado à Segurança Pública #Aesp/CE #Capacitação #DTCEA-FZ #Operador de Drone
Os alunos da Turma IV do Curso Básico de Operador de Drone Voltado à Segurança Pública, promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), realizaram, nessa segunda-feira (10), uma visita técnica à sede do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Fortaleza (DTCEA-FZ). O DTCEA-FZ, unidade da Força Aérea Brasileira (FAB), é responsável pelo controle do tráfego aéreo e pela defesa aérea, prestando serviços essenciais à aviação no Brasil.
Na ocasião, os alunos foram recebidos pelo comandante do DTCEA-FZ, Major Aviador Damasceno, que deu as boas-vindas e conduziu uma palestra sobre segurança do tráfego aéreo e utilização estratégica do espaço aéreo, com ênfase na operação de drones. Além disso, o comandante compartilhou experiências e exemplos práticos que ilustraram a complexidade e a responsabilidade envolvidas na gestão do espaço aéreo, destacando a importância da integração e colaboração entre todos os atores desse setor.
A atividade, que integra a grade curricular do curso, teve como objetivo aprofundar o conhecimento dos alunos sobre a estrutura e o funcionamento operacional do destacamento, além de familiarizá-los com a legislação que regulamenta o uso de Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP) no espaço aéreo brasileiro.
Para o coordenador do curso, o oficial investigador de polícia Renato Figueiredo, essa capacitação é fundamental para que os profissionais de segurança pública utilizem drones de maneira eficiente e segura em suas atividades.“Estamos conscientes de que os drones são ferramentas valiosas para diversas áreas da segurança pública. Na Polícia Civil, auxiliam no levantamento de alvos e no cumprimento de mandados; na Pefoce, são essenciais em perícias de acidentes; para o Corpo de Bombeiros, são fundamentais na busca por pessoas desaparecidas e em vistorias técnicas; e para a Polícia Militar, contribuem significativamente em patrulhamentos. Acreditamos que essa capacitação otimizará a atuação das forças de segurança, permitindo um serviço ainda mais qualificado à população”, enfatizou.
Com carga horária de 52 horas/aula, o curso abrange disciplinas como História dos Drones, Legislação Aplicada, Segurança de Voo, Manutenção Básica, Operação de Drones, Introdução à Fotografia Aérea e Imagens com Drones, além de visitas técnicas, proporcionando uma formação abrangente e prática.
Esta edição do curso conta com a participação de policiais civis, bombeiros militares, policiais militares, peritos forenses, policiais penais, policiais federais e rodoviários, além de membros do Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e da Coordenadoria de Inteligência (Coin), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Os participantes estão adquirindo novos conhecimentos com o objetivo de aprimorar seu trabalho e garantir uma atuação mais eficiente e segura em suas respectivas áreas.
Para o aluno Germano, perito criminal da Pefoce, lotado no Núcleo de Perícias Externas de Fortaleza, a visita técnica foi uma experiência enriquecedora: “hoje foi um dia extremamente especial para nós, alunos da Turma IV do Curso Básico de Operador de Drone para Segurança Pública. Foi incrível ter uma visão abrangente da integração dos órgãos responsáveis pelo controle do espaço aéreo. Confesso que não tinha noção da magnitude da tecnologia envolvida e do alto nível de profissionalismo dos agentes que atuam nesse setor. Acredito que essa experiência foi de grande valor para todos nós”, afirmou.
O perito também ressaltou a importância dos drones na segurança pública: “atualmente, o uso de drones é essencial na nossa área. No meu trabalho, por exemplo, eles agregarão um valor exponencial à qualidade das perícias realizadas”, concluiu Germano.