Projeto “Surf Salva Vidas” recebe visita do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano do CBMCE
7 de fevereiro de 2025 - 15:12 #CBMCE #Ceará #Corpo de Bombeiros #segurança #SSPDS
Com o objetivo de fortalecer o debate sobre prevenção à violência, o Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), realizou uma visita ao projeto Surf Salva Vidas. Na ocasião, o projeto, que ocorre na Praia da Beira-Mar, na Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1) da Capital, recebeu o comandante do CTDH, tenente-coronel George Girão, para acompanhar instruções de primeiros socorros.
Durante a demonstração, o oficial destacou a relevância do projeto na construção de uma cultura de segurança no litoral cearense. “Mais do que salvar vidas, formamos cidadãos conscientes, que ajudam a construir um litoral mais seguro e sustentável para todos”, afirmou.
Surf Salva Vidas
Criado como projeto-piloto em 1995, o “Surf Salva Vidas” é a iniciativa mais antiga do CBMCE voltada para a segurança no mar. Em 1998, tornou-se um programa permanente sob a liderança do então 2º tenente Cláudio Barreto, atual comandante-geral da Corporação.
Desde sua implementação, o projeto já capacitou mais de seis mil surfistas, ampliando a rede de colaboradores na prevenção de afogamentos no litoral cearense. Com uma abordagem teórica e prática, os participantes aprendem a realizar resgates utilizando suas pranchas com segurança, além de identificar o grau de afogamento das vítimas e aplicar os primeiros socorros até a chegada da equipe especializada.
Atualmente, sob a coordenação do major Chailon, o projeto segue desempenhando um papel essencial na segurança da orla marítima do Ceará. A cada nova turma formada, o CBMCE fortalece sua atuação preventiva, contribuindo diretamente para a redução de incidentes no mar.