Aesp/CE inicia Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais Administrativos da PMCE e CBMCE

5 de fevereiro de 2025 - 13:51 # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) deu início, nesta quarta-feira (05), ao Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais Administrativos (CAO QOA – 2025) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). A capacitação tem como objetivo aprimorar os conhecimentos específicos necessários para a promoção ao posto de major, preparando os participantes para o exercício de novas atribuições e a progressão na carreira.

 

Durante a solenidade de abertura, o coordenador de Ensino e Instrução da Aesp/CE, coronel Evandro Assunção, representando o diretor-geral da instituição, delegado Leonardo Barreto, deu as boas-vindas aos alunos. Em seu discurso, destacou a importância do curso na formação dos oficiais.

“É um prazer recebê-los aqui na Aesp/CE. Essa é uma das razões de ser da nossa casa de ensino. Gostaria de agradecer a presença de vocês e desejar que essa capacitação os habilite ao oficialato superior, trazendo novos conhecimentos para que possam oferecer um serviço de qualidade à nossa sociedade”, afirmou o coronel.

O CAO QOA PM/BM-2025 tem uma carga horária total de 514 horas, sendo 348 horas presenciais e 166 horas na modalidade EAD. A grade curricular inclui disciplinas como Comunicação Social; Normas Internacionais de Direitos Humanos; Tecnologias e Sistemas Informatizados; Estatística e Análise Criminal Aplicada à Segurança Pública; Sistemas de Defesa Civil; Tiro Policial Defensivo, entre outros conteúdos essenciais para a atuação dos oficiais.

A aula inaugural, realizada no auditório da Aesp, foi ministrada pelo coordenador de Desenvolvimento Institucional e Planejamento (CODIP) da PMCE, coronel Jano Emanuel, que abordou os temas “Estrutura e Pertencimento”. Segundo o oficial, o objetivo da palestra foi discutir a estrutura organizacional da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, além de reforçar o entendimento sobre a legislação militar e o sentimento de pertencimento às corporações.

“Nosso objetivo é abordar a estrutura da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, além da legislação militar e do pertencimento à instituição”, explicou o coronel Jano. Ele também ressaltou a relevância do tema para os participantes, independentemente do tempo de serviço. “Mesmo para aqueles que estão próximos da aposentadoria, é fundamental reforçar a importância de pertencer às nossas corporações”, destacou.

Ao todo, 29 profissionais da segurança pública estão sendo capacitados, sendo 20 policiais militares e 9 bombeiros militares, todos do estado do Ceará. A capacitação tem previsão de término em 20 de maio de 2025.

Entre os alunos, a expectativa é alta. O capitão Carlos Alberto, do Corpo de Bombeiros, que atualmente atua na 5ª Seção, da 5ª Companhia, do 1º Batalhão, no Conjunto Ceará, ressaltou a importância do curso para sua trajetória profissional. “Estou com a melhor expectativa possível. Estou aqui para buscar conhecimento que, com certeza, será útil no restante do meu tempo na ativa”, afirmou o oficial.