SSPDS e Sepin promovem reunião para fortalecer estratégias de proteção aos Povos Indígenas
4 de fevereiro de 2025 - 17:55 #CBMCE #Ciops #Coin #Grupo de Trabalho #Ouvidoria #PMCE #povos indígenas #Reunião #Sepin #Sotic #SSPDS
Fotos: Ascom Sepin
Buscando o fortalecimento e o estreitamento de laços entre a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e a Secretaria dos Povos Indígenas (Sepin), gestores e representantes das duas pastas participaram de uma reunião, nesta terça-feira (04), no Palácio da Abolição, no bairro Meireles – Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1) da Capital. Foram destacados no encontro, a apresentação dos canais de denúncia da SSPDS e estratégias para aprimorar o atendimento das ocorrências contra os povos indígenas.
Participaram da reunião o secretário-executivo da SSPDS, Sérgio Pereira; a secretária da Sepin, Juliana Alves; o secretário-executivo da Sepin, Jorge Tabajara; o ouvidor da SSPDS, Jefferson Coutinho; a assistente-administrativa da Ouvidoria da SSPDS, Nathalya Sousa; o ouvidor do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), tenente-coronel BM Edir Paixão; e o comandante do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), tenente-coronel PM Mendes, além de representantes de outras instituições parceiras.
O encontro ocorreu na manhã desta terça-feira, e teve como pauta a portaria de reestruturação do Grupo de Trabalho (GT), o cronograma do ano de 2025 e outras definições. Também houve discussão sobre a coordenação do grupo de trabalho, além de apresentação sobre os canais de denúncia da SSPDS, com o material que detalha as formas de atendimento do Disque-Denúncia 181, incluindo o telefone, WhatsApp e a plataforma on-line.
Além disso, também foi definido que o próximo encontro contará com representantes de coordenadorias da SSPDS, incluindo a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), a Coordenadoria de Inteligência (Coin) e a Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic). Também foi levantada a discussão sobre a criação de protocolos específicos para o atendimento das ocorrências contra os povos indígenas.