Bombeiros usam jato d’água para resgatar filhote de gato em Jaguaribe

3 de fevereiro de 2025 - 14:02 # # # #

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou, nesse sábado (1º), um filhote de gato em Jaguaribe, na Área Integrada de Segurança 18 (AIS 18) do Estado. O animal, de aproximadamente 15 dias, ficou preso na tubulação da calha de uma edificação comercial. Ele foi resgatado com a ajuda de um jato d’água e entregue em segurança à tutora.

Conforme a composição do 3º Batalhão de Bombeiros Militares (3º BBM), que atendeu a ocorrência, os bombeiros militares foram acionados para realizar o resgate de um felino que havia ficado preso na tubulação da calha de um prédio comercial. Imediatamente, a equipe de bombeiros diligenciou até o local, onde constatou a veracidade dos fatos.

A partir do acesso ao telhado do imóvel, que possuía dois andares, foi armada uma linha direta com três mangueiras e, usando-se de um jato d ‘água, tornou-se possível o resgate do filhote. O gato, de aproximadamente 15 dias, foi entregue à própria tutora, que se comprometeu em cuidar do animal, evitando outros incidentes como aquele que acabara de acontecer.

Dicas dos bombeiros

A prevenção é fundamental para evitar incidentes com animais. Medidas como fechar poços, cercar e sinalizar áreas de risco, além de fechar corredores estreitos, são essenciais para evitar quedas e aprisionamento de animais e pessoas nesses locais. Essas ações não apenas protegem a fauna, como também garantem a segurança da população.

Os bombeiros militares alertam que a conscientização sobre a importância da convivência segura entre humanos e animais é crucial. A adoção de práticas preventivas pode reduzir significativamente o número de resgates realizados pelas Forças de Segurança e promover uma coexistência harmoniosa entre humanos e animais.