Polícia Militar do Ceará promove workshop para alinhamento de ações em 2025

23 de janeiro de 2025 - 17:55 # # # #

Ascom SSPDS- texto
Denilson Araújo - Ascom SSPDS - fotos

O encontro, ocorrido no Quartel do Comando Geral (QCG/PMCE), contou com a presença do titular da SSPDS, Roberto Sá e com a palestra do mestre em inovação, professor José Facundo Barbosa

Olhar o que foi feito em 2024 para direcionar as ações de 2025. Com essa finalidade, a cúpula da Polícia Militar do Ceará (PMCE) reuniu seus oficiais, nesta quinta-feira (23), em um workshop no auditório do Quartel do Comando-Geral (QCG/PMCE), instalado no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp). Além do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá; e do coronel comandante-geral da PMCE, Klênio Savyo, a agenda teve a participação do mestre em inovação, professor José Facundo Barbosa.

O workshop contou com a presença de comandantes de batalhões, orientadores de células de Fortaleza, Região Metropolitana e interior do Ceará. Aos presentes, o secretário da SSPDS, Roberto Sá, ressaltou como o trabalho ostensivo, realizado pela PMCE, impacta na vida dos cearenses. “Eu sei do empenho de todos que fazem parte da nossa Polícia Militar. Vocês são uma máquina da preservação da vida em todo o Ceará. Coragem, capacidade e perseverança não faltam aos senhores. Da nossa parte, enquanto SSPDS, temos que dar instrumentos e diretrizes para que os senhores operem e façam aquilo que a lei determina. Temos que dar dignidade, salário, condições de saúde física e mental para que o trabalho seja exercido da melhor maneira possível. Então peço: sejam multiplicadores da nossa preocupação. Sejam firmes quando precisarem ser firmes, mas tenham sensibilidade quando a situação demandar. Isso não é demérito, é humanidade. É ter sensibilidade para entender que você lida com pessoas que precisam, muitas vezes, de uma escuta, de uma palavra de apoio”, destacou o secretário Roberto Sá. “Recebo, diariamente, notícias das prisões e apreensões que vocês realizam e digo: tenho muito orgulho. Sinto vontade de apertar a mão de cada um de vocês, guerreiros, que lutam arduamente para devolver a paz e a tranquilidade para a sociedade cearense”, complementou.

Diretriz da SSPDS, a integração entre as Forças de Segurança do Ceará foi pontuada em vários momentos do workshop. O coronel comandante-geral da PMCE, Klênio Savyo, afirmou que o encontro é importante para que todos compreendam suas funções. “Precisamos estar alinhados em forma piramidal para entender toda a política de segurança que é colocada pela SSPDS, pelo governador [do Ceará] Elmano de Freitas, para que todos falem a mesma linguagem dentro da Polícia Militar e demais órgãos da Segurança Pública. Assim, no fim do ano, atingiremos os objetivos, logicamente, sempre pensando nas condições de trabalho dos homens e mulheres que fazem parte da nossa corporação”, disse.

Os policiais militares ainda foram agraciados com uma palestra conduzida pelo doutorando em estratégia e competitividade e mestre em inovação pela Universidade de Fortaleza (Unifor), professor José Facundo Barbosa. Durante sua fala, o docente ressaltou a importância do trabalho em equipe para o alcance de resultados. “Eu trouxe uma teoria que funciona e fez a diferença na minha vida e na vida de várias pessoas que eu conheço. […] Nós confiamos em nós, confiamos em nossos pares, nos nossos líderes. Nós confiamos na corporação. Esse sentimento, motiva. Qualquer pessoa se desanima, quando está rodeada por pessoas que ela não confia ou não confiam nela. Precisamos de confiança para a sinergia se manter”, finalizou.