CBMCE celebra 30 anos do ingresso das primeiras mulheres na corporação

13 de dezembro de 2024 - 14:10 # # # # #

Com informações da Assessoria de Comunicação do CBMCE

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) comemorou o aniversário de 30 anos do ingresso das primeiras mulheres na corporação nessa quinta-feira (12). No dia 12 de dezembro de 1994, as então cadetes Diana Maria Veras Feitosa e Roberta Barbosa Teixeira iniciaram suas carreiras no CBMCE e abriram caminho para a inclusão de mulheres na corporação.

Junto a Rosana Busson Cavalcante (in memoriam), as pioneiras inspiraram gerações de mulheres bombeiras. Ao longo das três décadas, a presença feminina no CBMCE se tornou cada vez mais marcante, com postos de comando ocupados por mulheres, que também pilotam aeronaves, atuam em missões de resgate e salvamento, no combate a incêndios e no desenvolvimento de projetos sociais.

Hoje, a coronel BM Diana, a primeira oficial a alcançar o posto mais alto da corporação, compartilhou seus sentimentos sobre a trajetória. “Completamos 30 anos de CBMCE. Chegamos e estamos construindo esse caminho junto a todas. Estou emotiva, pois sei que passou rápido. Bate a saudade da chegada e sabemos que virá um novo ciclo. Tudo que peço é que Deus nos abençoe, nos dê o dom do discernimento e da sabedoria para podermos enfrentar cada percalço, encontrá-lo e superá-lo com um sorriso, um batom vermelho nos lábios e o salto alto, sem perder o equilíbrio”, afirmou.

A corporação também relembra, com orgulho, a trajetória de mulheres como a major Rosana Busson Cavalcante, primeira mulher a pilotar um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS); e a tenente-coronel Samilly Jardim da Silva, primeira mulher a comandar uma seção de bombeiros no interior do Estado.

A data representa não apenas uma conquista para as mulheres bombeiras, mas para toda a sociedade. O CBMCE reafirma seu compromisso com a igualdade de gênero e a valorização da mulher, reconhecendo sua importância fundamental na construção de uma corporação mais justa e eficiente.

Com informações da Assessoria de Comunicação do CBMCE.