Policiais do Curso de Habilitação a Oficial da PMPI realizam visita institucional à PMCE

11 de dezembro de 2024 - 10:32 # # # #

Na manhã dessa terça-feira (10), 99 alunos do Curso de Habilitação a Oficial (CHO) da Polícia Militar do Piauí (PMPI) realizaram uma visita institucional à Polícia Militar do Ceará (PMCE), em Fortaleza. O curso, iniciado em maio de 2024 e com término previsto para janeiro de 2025, oferece uma formação robusta, com mais de 1.200 horas/aula e certificação como Tecnólogo em Segurança Pública, combinando aulas presenciais e estágio operacional. A visita, que faz parte da grade curricular, teve como objetivo proporcionar uma experiência prática e o intercâmbio de conhecimentos entre as corporações.

Os alunos foram recebidos pela Coordenadoria Geral de Operações (CGO) da PMCE com uma palestra no Quartel do Comando Geral (QCG), onde puderam conhecer mais sobre a estrutura de comando e as estratégias operacionais da corporação. Durante a apresentação, os militares do Piauí tiveram a oportunidade de aprender sobre os processos de integração e planejamento das ações policiais no Ceará, além de discutir táticas de policiamento e o uso de tecnologias no combate à criminalidade.

O Coronel Sá Júnior, diretor do Centro de Educação, Formação e Aperfeiçoamento Profissional (CEFAP) da PMPI, destacou a importância da visita no processo de formação dos futuros oficiais. “Estamos hoje em visita técnica à PMCE e tivemos o prazer de assistir palestras que enriqueceram nosso conhecimento. Essa oportunidade de intercâmbio entre as corporações que fazem divisa é de fundamental importância para o engrandecimento profissional e pessoal dos nossos alunos. Vamos trabalhar de forma integrada, com um único objetivo: garantir a segurança da sociedade”, afirmou.

O aluno subtenente Jacob, da PMPI, também comentou sobre a relevância da visita. “Esse curso vai nos capacitar para o cargo de 2º tenente. É um curso extenso, com 28 disciplinas necessárias para nos habilitar ao oficialato. Essa viagem de estudo é muito importante, pois nos permite conhecer uma outra unidade policial. Como fomos recebidos e tratados, foi muito gratificante,” destacou sobre a importância da visita para o aprendizado e a formação dos futuros oficiais.

A visita institucional não só contribui para a capacitação técnica dos alunos, mas também reforça o compromisso das polícias militares do Ceará e do Piauí com o aprimoramento contínuo de suas operações, promovendo uma maior colaboração na segurança pública regional.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da PM