Aesp e Corpo de Bombeiros formam 13 novos guarda-vidas

6 de dezembro de 2024 - 12:46 # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) realizaram o encerramento do VII Curso de Salvamento Aquático (CSA). A cerimônia ocorreu nessa quinta-feira (5), na Beira Mar, em Fortaleza. Agora, 13 novos guarda-vidas estão aptos a atuar em situações de emergência, promovendo a segurança pública e salvando vidas.

O curso, com duração de 400 horas, foi planejado para instruir e capacitar os bombeiros militares em técnicas de salvamento aquático, de acordo com as diretrizes da Sociedade Brasileira de Salvamento (Sobrasa). O cronograma acadêmico incluiu aulas teóricas e práticas sobre oceanografia, meteorologia, prevenção e salvamento aquático, utilização de embarcações náuticas, noções básicas de mergulho livre e técnicas de recuperação de afogados.

Os novos guarda-vidas também foram habilitados a operar embarcações como bote inflável e moto aquática, além de exercer a função específica de guarda-vidas em diversos ambientes aquáticos do Ceará. “Apesar das adversidades, nossos bombeiros sempre se superam, garantindo a proteção e o bem-estar dos cidadãos. Em 2024, eles realizaram mais de 97 mil ações preventivas e resgataram 465 pessoas que estavam se afogando”, destacou o comandante geral do CBMCE, coronel Cláudio Barreto.

Já em seu discurso, o coordenador acadêmico da Aesp, o delegado Ciro Lacerda, ressaltou a crescente preocupação com incidentes aquáticos, em especial, em decorrência ao aumento de esportes e atividades recreativas no ambiente aquático. “Foram 400 horas de aulas, e apenas 13 alunos concluíram a capacitação. Parabéns, vocês sem dúvida fizeram jus a essa conquista”, ressaltou o coordenador acadêmico da Aesp.

Durante a solenidade, o comandante geral do CBMCE expressou sua gratidão à Aesp/CE e enfatizou a importância da integração entre os órgãos de segurança pública. “Gostaria de agradecer especialmente à Aesp/CE pela valiosa integração e pelo excelente trabalho que a academia tem realizado em benefício de todos os órgãos vinculados à Secretaria da Segurança Pública. Este esforço de integração merece nosso reconhecimento mais uma vez. Agradecemos pelo apoio, companheirismo e dedicação de toda a sua equipe em prol do povo cearense.”

“O Melhor Dia”

Na ocasião, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará realizou diversas demonstrações de resgate. Entre elas, saltos para resgate a partir de uma aeronave da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), resgate de múltiplas vítimas no mar utilizando motos-aquáticas, demonstrando técnica e perícia, além da utilização de pranchões de salvamento no mar e técnicas de atendimento pré-hospitalar com o kit de oxigenoterapia.

“Hoje é o melhor dia!”, exclamou a soldado Iara, oradora da turma do Curso de Salvamento Aquático (CSA). Em seu discurso, ela destacou a importância do CSA, que exige “excelente condicionamento físico, boa saúde física e mental, além de uma grande disponibilidade. Lidar com água, sol e mar não é fácil, assim como suportar grandes cargas físicas”, disse. “Mas fomos treinados para isso”.

A oradora também agradeceu aos instrutores e destacou a união entre os alunos. “Hoje é um dia de agradecer ao meu turno, que com o espírito de corpo, concluímos nossa jornada mais fortes e mais resilientes. Depois de muita luta, hoje é um bom dia para dizer sorrindo e vibrando: somos guarda-vidas do CBMCE”, afirmou.

  • com informações da assessoria do CBMCE.