SSPDS participa da 2ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Ouvidores do Sistema Único de Segurança Pública
2 de dezembro de 2024 - 17:20 #Ascouv #Ouvidoria-Geral #Susp
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Assessoria de Controle Interno e Ouvidoria (Ascouv), participou da 2ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Ouvidores do Sistema Único de Segurança Pública (Fnosp). O evento, organizado pela Ouvidoria-Geral e pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública, foi realizado nos dias 28 e 29 de novembro, no Palácio da Justiça, em Brasília/DF.
O encontro reuniu ouvidores de diferentes regiões do Brasil em um espaço de diálogo e articulação para compartilhar experiências, discutir desafios e propor soluções que promovam maior eficiência, transparência e respeito aos direitos dos cidadãos no âmbito das políticas de segurança pública.
Representando a SSPDS, o coordenador da Ascouv, Thiago Teles Veras Nunes, destacou a relevância da reunião. “Esse evento é uma oportunidade única para fortalecer as ouvidorias do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), reunindo representantes de órgãos federais, estaduais e municipais. Durante o encontro, foram apresentadas as ações realizadas pelas ouvidorias de Pernambuco, Amazonas e Paraná, escolhidas por sorteio, que compartilharam suas práticas e resultados obtidos ao longo de 2024”, afirmou.
Ele também enfatizou a importância da troca de informações entre as ouvidorias: “A reunião enriqueceu o diálogo e promoveu o fortalecimento das ouvidorias, permitindo o compartilhamento de boas práticas e ideias que impulsionam a produtividade e a eficiência das nossas ações”, completou o coordenador da Ascouv/SSPDS.
Fórum Nacional de Ouvidores do Sistema Único de Segurança Pública
O Fnosp foi criado pelo Decreto nº 9.866, de 27 de junho de 2019, no âmbito do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Sua principal missão é fortalecer as ouvidorias integrantes do SUSP, aprimorando os canais de comunicação com a sociedade e alinhando estratégias para construir uma segurança pública mais eficiente, humanizada e próxima da população.