Secretário da SSPDS participa de abertura de encontro interagências de inteligência do Norte e Nordeste da Senappen

26 de novembro de 2024 - 17:13 # # # #

Sediado no Ceará, o I Encontro Interagências de Inteligência do Norte e Nordeste da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) teve a participação do gestor da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE) do Ceará, Roberto Sá, no evento de abertura, realizado na manhã desta terça-feira (26). O objetivo do encontro é aprofundar conhecimentos e discutir a atuação e a estrutura de grupos criminosos que atuam nas regiões Norte e Nordeste do país, o sistema prisional e o combate ao tráfico de drogas e armas. O evento, organizado pela Dipen/Senappen/MJSP, em parceria com a SAP-CE, também visa promover a integração e a troca de informações entre as instituições.

Além do secretário da SSPDS-CE, Roberto Sá, que representou o governador do Ceará, Elmano de Freitas, também estiveram presentes o diretor da Diretoria de Inteligência Penitenciária (Dipen) da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Antônio Glautter de Azevedo; o secretário da Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização do Ceará (SAP-CE), Mauro Albuquerque; e o juiz Tiago Dias, representando o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), Raimundo Nonato Silva Santos.

A abertura também contou com as participações do superintendente regional substituto da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), André da Rocha Lima; do superintendente regional da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Ceará, Anthony Sthefanny Nunes de Lima; e do delegado regional de Polícia Judiciária da Superintendência Regional da Polícia Federal (PF) no Ceará, Mateus Arcas Lopes dos Santos.

Durante a abertura, o diretor da Dipen, Antônio Glautter de Azevedo, afirmou que a instituição promove, além de encontros, treinamentos para os profissionais. “A Dipen vem promovendo esses encontros. Só este ano, este já é o quinto. Além disso, temos nossas capacitações. No ano passado, realizamos 11 treinamentos e este ano, vamos fechar com 17, que são oferecidos aos estados, sempre em parceria com as secretarias”, destacou. “Eu espero que os senhores aproveitem o evento, procurem trocar contatos e absorvam o conhecimento repassado”, pontuou o diretor.

O titular da SSPDS-CE, Roberto Sá, destacou que o evento é uma oportunidade para o fortalecimento do combate ao crime. “Vocês têm essa missão importantíssima de discutir esses temas, levantar essas discussões, para nos orientar sobre qual decisão tomar para enfraquecer esses grupos criminosos”, declarou o secretário. “Desejo a todos que seja um evento muito proveitoso e que tenhamos esse evento como um farol, que aponte os riscos, mas que também aponte os caminhos e que nos conduza na melhor tomada de decisão”, finalizou.

Para o secretário da SAP-CE, Mauro Albuquerque, o encontro amplia a integração entre as instituições. “O Ceará tem investido em inteligência e já tivemos o efetivo praticamente quadruplicado. É muito importante o trabalho da inteligência para o combate ao crime e também é muito importante a integração entre as instituições. A gente tem combatido bem o bom combate. É fundamental esse encontro, não só por conhecimento, mas também por integração. E é importante esse contato para a gente se conhecer”, declarou o gestor.

A abertura foi realizada na manhã desta terça-feira, na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) e a programação segue até a próxima quinta-feira (27). A programação conta com apresentações promovidas por representantes das instituições, com temas direcionados aos profissionais de inteligência.