SSPDS promove reunião para orientar servidores sobre encerramento de exercício orçamentário e financeiro
12 de novembro de 2024 - 17:03 #Alinhamento #Cogerf #GESTÃO #Responsabilidade #SSPDS
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) promoveu, na manhã desta terça-feira (12), uma reunião estratégica com o objetivo de apresentar e discutir diretrizes essenciais para o fechamento do exercício financeiro, de acordo com as orientações da resolução nº 08/2024 do Comitê de Gestão por Resultados e Gestão Fiscal (Cogerf), para coordenadores e assessores da SSPDS e gestores e fiscais de contratos.
O secretário executivo de Planejamento e Gestão Interna da SSPDS, Adriano de Assis Sales, ressaltou a importância do encontro para repassar todas as diretrizes do Cogerf para os servidores que atuam na área. “Então, a ideia é passar essa informação, alinhar aqueles pontos necessários, fazer ajustes para que terminemos o ano de maneira tranquila”, afirmou.
Ainda durante a reunião, o coordenador da Coordenadoria de Administração e Finanças (Coafi), Alexandre Moreira, expôs os prazos e procedimentos que devem ser seguidos para assegurar o cumprimento das normas do Cogerf. Os principais pontos abordados incluíram o planejamento de cronogramas, o alinhamento com fornecedores, e os processos de empenho, liquidação e pagamento, fundamentais para a boa execução dos contratos.
O encontro foi essencial para alinhar os gestores e os fiscais de contratos às novas exigências, assegurando um fluxo contínuo e organizado de recursos orçamentários e financeiros e o cumprimento das metas estabelecidas para o fechamento do exercício financeiro de 2024. A reunião foi acompanhada pelo coordenador da Assessoria de Controle Interno e Ouvidoria, Thiago Teles, que reforçou o compromisso da SSPDS com a transparência e a eficiência na gestão pública.
Comitê de Gestão por Resultados e Gestão Fiscal (Cogerf)
O Cogerf é composto por secretários de Estado que se reúnem para assessorar o governador, definir diretrizes e estabelecer medidas a serem seguidas pelos órgãos que integram a administração estadual, com o objetivo de garantir o equilíbrio financeiro sustentável do Tesouro Estadual.