Secretário da SSPDS participa de formação “Collaboration & Integrated Policies for Public Security” na Universidade de Columbia, em Nova Iorque (EUA)

12 de novembro de 2024 - 20:14 # # # # #

Fotos: Acervo Comunitas

O gestor da SSPDS, Roberto Sá, é um dos 24 líderes e representantes da Segurança Pública do Brasil convidados para a capacitação

Desenvolver capacidades das principais lideranças do Brasil para lidarem com os desafios da nossa sociedade. Esse é um dos principais objetivos da formação “Collaboration & Integrated Policies for Public Security”, que conta com a participação do titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), Roberto Sá. A formação, que iniciou nessa segunda-feira (11) e segue até a próxima sexta-feira (15), acontece na Universidade de Columbia, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Em 2024, a temática da formação está sendo a Segurança Pública. A iniciativa da Comunitas – que é uma organização da sociedade civil especializada em modelar e implementar parcerias sustentáveis entre os setores público e privado -, visa promover conhecimento em relação a práticas internacionais que possam melhorar a segurança de territórios por meio de políticas inovadoras, governança e parcerias intersetoriais.

Esta é a quarta edição do programa de formação internacional da Comunitas, realizado em parceria com a Picker Center Foundation, da School of International and Public Affairs (SIPA) da Universidade de Columbia. O objetivo da formação internacional  “Collaboration & Integrated Policies for Public Security” é ampliar o olhar dos participantes para os desafios e oportunidades relacionados à sua ação como agentes implementadores de políticas públicas.

Um dos 24 convidados para a capacitação, o secretário da SSPDS-CE, Roberto Sá, destacou a importância do alinhamento de práticas, ações e atitudes resolutivas para a segurança entre vários setores nacionais e internacionais. “Estar reunido com diversas autoridades que atuam direta e indiretamente com a Segurança Pública no Brasil, todos absorvendo experiências positivas na área que foram e são aplicadas nos Estados Unidos, é de extrema importância tanto para mim, pessoalmente, como para o estado do Ceará, para onde levarei essas expertises a serem aplicadas à nossa realidade”, ressaltou o secretário.

“Já nos primeiros dias desta formação, pudemos debater com importantes figuras do sistema de segurança dos Estados Unidos sobre diferentes temas, como avaliação de riscos e resiliência em crises, desenvolvimento de liderança, e comunicação em momentos de crise”, concluiu o gestor da SSPDS/CE.

Programação

Com momentos promovidos e ministrados por um corpo docente da Universidade de Columbia, a formação “Collaboration & Integrated Policies for Public Security” terá, durante os cinco dias de programação, 14 palestras, além de uma uma visita ao New York City Police Department (NYPD), na quarta-feira (13), e uma visita ao New York City Department of Corrections (DOC), na quinta-feira (14).

Já na sexta-feira (15), o evento encerrará com uma mesa-redonda sobre “Abordagens para Equilibrar a Segurança Pública e as Liberdades Civis na Era Digital: Perspectivas e Desafios (Approaches for Balancing Public Safety and Civil Liberties in the Digital Age: Prospects and Challenges)”. Por fim, os participantes terão uma cerimônia para certificação.