Abips/SSPDS participa de encontro do Programa Nacional de Qualidade de Vida em Brasília

6 de novembro de 2024 - 17:48 # # # #

O 4º Encontro Técnico do Programa Nacional de Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança Pública (Pró-Vida), do MJSP, ocorreu durante dos dias 05 e 06 de novembro

Com a finalidade de atualizar os programas nacionais elaborados para a saúde e qualidade de vida de profissionais de segurança pública do país, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE), por meio de sua Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips), participou do 4º Encontro Técnico do Programa Nacional de Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança Pública (Pró-Vida), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O evento ocorreu nessa terça-feira (05) e nesta quarta-feira (06), no Palácio da Justiça, na sede do MJSP, em Brasília.

O encontro nacional é destinado, também, para o debate e para a formação de fluxos e possibilidades de atuação através de grupos de trabalho, que discutem o melhor uso dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP).

A psicóloga e coordenadora da Abips, Bruna Gadelha, representou a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE) no evento. No encontro, Bruna foi relatora de elaboração de material por meio dos grupos de trabalho quanto à elaboração de fluxos em saúde mental, contratações e avaliação e monitoramento.

“O evento representa um momento destinado à realização da trocas de boas práticas em saúde para profissionais de segurança, além de fomentar temáticas, instrumentalizações e encaminhamentos especializados entre os estados e o Programa Nacional de Qualidade de Vida para práticas assertivas e atualizadas às legislações vigentes. O Ceará foi apontado, no encontro, como referência no uso dos recursos e das atividades desempenhadas”, destacou Bruna Gadelha.

Cronograma do evento

Na terça (05), a programação contou com duas palestras, sendo a primeira sobre o “Panorama do Escuta SUSP e das ações desenvolvidas na Coordenadoria Geral de Valorização Profissional (CGVP)”, ministrada pela coordenadora do CGVP/DSUSP, Juliana Ribeiro; a segunda com o tema “As perspectivas de gestão com foco em saúde mental para a melhoria da qualidade de vida dos profissionais de segurança Pública”, tendo como palestrante o professor Bruno Eduardo Freitas Honorato, da Universidade de Brasília (UNB).

Durante a tarde de terça, as salas modulares do Palácio da Justiça receberam as debates em grupo sobre “As experiências na implantação do projeto: “Escuta SUSP”, sob a ótica dos coordenadores: protocolos e capacitação de psicólogos”, com representantes da coordenação técnica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade de Brasília (UNB), Universidade Federal do Rio Grande Norte (UFRN) e Universidade Federal de Sergipe (UFS); e sobre o “Emprego dos protocolos e capacitações elaborados e reflexão sobre novas propostas de aprimoramento de prestação de serviços de atendimento de saúde mental”, com representantes da Coordenadoria Geral de Valorização Profissional (CGVP) e de Secretarias Estaduais.

Já nesta quarta-feira (06), o cronograma contou com a mesa-redonda: “A importância das diretrizes de saúde mental em contexto de crise e seus desdobramentos institucionais”, onde ocorreu a apresentação e o debate sobre experiências de recepção e encaminhamento de profissionais em situação de crise. O momento foi coordenado pela professora Katie Almondes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Juliana Ribeiro, coordenadora do CGVP/DSUSP.

A programação do dia seguiu com o trabalho em grupo “Debate e elaboração de proposta de fluxo interno de encaminhamento do profissional em crise”, com representantes do CGVP e de Secretarias Estaduais; a “Apresentação das reflexões e das propostas de aprimoramento de prestação de serviços de atendimento de saúde mental”; e da palestra “Cenário de atenção à saúde mental dos servidores: uma das bases para aprimorar as políticas do Sistema Único de Segurança Pública”, ministrado por Isabel Seixas de Figueiredo, diretora da DSUSP/Senasp).