Dia do Médico: o cuidado de quem zela pela saúde dos agentes que protegem a população cearense

18 de outubro de 2024 - 15:33 # # # #

Neste 18 de outubro, Dia do Médico, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) presta uma homenagem a todos os servidores que se valem da Ciência Médica para prestar apoio aos agentes das Forças de Segurança do Estado. São profissionais que, por mais que não trabalhem na linha de frente do combate ao crime, fornecem um alicerce para que toda a engrenagem da Segurança Pública possa funcionar no dia a dia para o bem de toda a população cearense.

Policiais civis e militares e bombeiros militares, como também seus familiares e dependentes, além de servidores e funcionários terceirizados, possuem acesso a atendimento médico gratuito em três espaços diferentes. São eles: a Assessoria de Assistências Biopsicossocial (Abips) da SSPDS, da Coordenadoria de Saúde e Assistência Social e Religiosa (CSASR) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e do Departamento de Assistência Médica e Psicossocial (Damps) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE).

Mais do que uma atenção com quem cuida da Segurança Pública do nosso Estado, o atendimento médico fornecido pela SSPDS e suas vinculadas é um olhar cuidadoso para o bem-estar físico e mental dos profissionais da Segurança Pública. “Considerando a demanda do Sistema Único de Saúde, e mesmo dos planos de saúde, onde a demanda e filas só aumentam, é importante ter uma alternativa a mais para os funcionários e familiares da Segurança Pública”, destaca o médico clínico geral do Damps, Joaquim Freitas Diogo.

Isso vale também pela especificidade do trabalho dos agentes das Forças de Segurança. “É um público muito específico, como também o tipo de estresse a que são submetidos policiais civis e militares e bombeiros militares possui especificidades próprias. Para além de estarem submetidos a situações que envolvem risco à própria vida, a hierarquia é algo presente no cotidiano desses profissionais. Acho que, em geral, as pessoas ainda não possuem uma noção do que é atuar nessa área”, complementa o médico psiquiatra da Abips, Daniel Guizardi.

Por último, os aspectos ergonômicos e a carga física, de ter que levar junto ao corpo o próprio equipamento de trabalho, devem ser levados em conta na hora de avaliar os cuidados com a saúde dos agentes das Forças de Segurança. O médico Caio Lima, da CSASR, lembra que, ao dedicarem a vida atuando nas ruas e se deslocando em viaturas, é preciso redobrar os cuidados com a saúde, evitando lombalgias e doenças articulares. “Um médico de um plano de saúde não entende o processo de adoecimento do policial. Nós, que participamos de um curso de formação, que tivemos treinamento físico militar e que entendemos de procedimento operacional, sabemos disso na prática”, ilustra o médico.

Um conselho para a vida

“Frequentemente, o policial militar se identifica como aquele herói que não pode adoecer, que está sempre ativo e em prontidão. Considero que é ainda mais do que isso: o policial não identifica facilmente que ele é capaz de adoecer”, continua o médico do trabalho. Com o envelhecimento, o esforço físico realizado todos os dias cobra um preço alto e faz-se necessário manter atividades físicas e uma dieta saudável, além de realizar um check up da saúde periodicamente.

Com uma larga experiência, de aproximadamente 28 anos atuando no Damps, dr. Diogo recomenda consultar periodicamente um clínico geral, “seja para avaliar a saúde física, ou a saúde mental”. “Somente um profissional habilitado pode direcionar o paciente preventivamente: seja orientando quanto aos cuidados, solicitando exames complementares ou direcionando a um médico especialista”, recomenda o clínico geral do Damps.

“Eu me orgulho muito de trabalhar aqui (na Abips) porque os profissionais da Segurança Pública têm um chamado para o heroísmo. Então, me sinto como alguém que está ajudando esses heróis a cumprirem um papel que beneficia toda a sociedade. Me deixa orgulhoso, como médico e civil, ajudar esses profissionais que são tão importantes para a minha vida e da minha família”, conclui Daniel Guizardi.

Serviço

Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips)

Endereço: Av. Aguanambi S/N – José Bonifácio, Fortaleza – CE, 60415-170

Atendimento do médico clínico geral: Toda segunda-feira das 13h às 17h

Serviço destinado aos servidores das vinculadas e terceirizados vinculados à SSPDS

 

Coordenadoria de Saúde e Assistência Social e Religiosa (CSASR) da Polícia Militar do Ceará (PMCE)

Endereço: Rua Tereza Cristina, 1575, Farias Brito, Fortaleza-CE

Serviço destinado aos policiais militares da PMCE e dependentes

Atendimento do médico clínico geral: segunda, terça e sexta-feira das 08h às 18h*

 

Departamento de Assistência Médica e Psicossocial (Damps) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE)

Endereço: Rua do Rosário, 199, Centro, Fortaleza-CE

Serviço destinado a policiais civis, familiares, dependentes e funcionários terceirizados vinculados à PCCE

Atendimento do médico clínico geral: segunda e quarta-feira das 8h às 12h