Polícia Civil captura dupla e apreende 17 pássaros silvestres em Fortaleza

11 de outubro de 2024 - 14:33 # # # # #

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) prendeu, nessa quinta-feira (10), dois suspeitos investigados por crimes de tráfico de animais silvestres e associação criminosa nos bairros Messejana – Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) e Parque Santa Rosa (AIS 9) de Fortaleza. As capturas ocorreram por força de mandados de prisão preventiva.

O cumprimento dos mandados de prisão aconteceu em virtude das investigações da “X fase da Operação Fauna Livre”. Além das prisões, os policiais também apreenderam 17 pássaros silvestres e os aparelhos celulares dos suspeitos. Na ocasião, um mandado de prisão foi cumprido contra uma mulher de 31 anos, que já era investigada pelo crime de tráfico de animais e associação criminosa.

Já para o outro suspeito, um homem, de 34 anos, também investigado pelos mesmos crimes, foi cumprido o segundo mandado de prisão. Os alvos foram conduzidos para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), unidade especializada da Polícia Civil, onde os mandados foram cumpridos e eles foram colocados à disposição da Justiça. Os animais apreendidos pelos policiais civis e encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e para o Instituto Pró-Silvestre, onde serão acompanhados por especialistas para posterior reintegração à natureza.

Balanço

Somente neste mês, a DPMA já apreendeu 204 animais silvestres e prendeu quatro suspeitos pelos crimes de tráfico de animais e associação criminosa. As investigações continuam com o objetivo de combater esse tipo de atividade ilícita na Capital e no Estado.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.

As denúncias também podem ser encaminhadas para o telefone (85) 3101-7596, número da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA). O sigilo e o anonimato são garantidos.