SSPDS-CE e Comitê Internacional da Cruz Vermelha assinam acordo de cooperação técnica

9 de outubro de 2024 - 18:56 # # # # #

Com o objetivo de promover o aprimoramento das atividades relacionadas à Segurança Pública no estado, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) assinou um acordo de cooperação técnica com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), na tarde desta quarta-feira (9). A parceria visa a transferência de conteúdo técnico e de experiências, com foco na capacitação dos agentes da Segurança Pública, incorporação das normas internacionais de direitos humanos e cooperação na gestão de dados de pessoas desaparecidas.

“Esse protocolo nos possibilita ter o contato com as excelentes práticas internacionais voltadas aos Direitos Humanos e à capacitação dos agentes públicos, visando uma aproximação e um melhor trato com os grupos vulneráveis”, destacou o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá. Além disso, tendo como base a legislação nacional, serão adotadas técnicas e boas práticas em resposta ao desaparecimento de pessoas e à gestão de dados sobre pessoas falecidas não-identificadas formalmente.

Para o chefe de Operações da Delegação Regional do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Daniel Muñoz Rojas, o acordo de cooperação faz com que as duas instituições somem forças, levando em consideração a expertise do órgão mundial e o conhecimento prático do órgão do Governo do Ceará. “O que desejamos é que essa parceria obtenha muito sucesso, para todos os envolvidos, e que possibilite bons resultados sobretudo para a população aqui do Estado”, conclui o chefe da Cruz Vermelha Internacional.

Também participaram do encontro o chefe da Subdelegação do Comitê Internacional da Cruz Vermelha no Ceará, Mario Guttilla, e o assessor do Programa com Forças Policiais e de Segurança do CICV, Edmar Martins. Além destes, o comandante-geral da PMCE, o coronel Klênio Savyo, a delegada-adjunta da PCCE Teresa Cruz; o perito-geral da Pefoce Júlio Torres; o diretor-geral da Aesp, Leonardo Barreto; o superintendente da Supesp, Nabupolasar Alves Feitosa; e o coordenador de Desenvolvimento Institucional e Planejamento da SSPDS, tenente-coronel Vanderlan. O acordo também foi assinado pelos representantes dos órgãos vinculados à SSPDS-CE.