Reforço na Segurança Pública do Ceará conta com mais 25 viaturas para Polícia Civil e apresentação de policiais militares

17 de setembro de 2024 - 14:39

Texto: Larissa Falcão - Ascom Casa Civil
Fotos: Leonardo Albuquerque (Ascom PCCE) e Thiago Gaspar (Casa Civil)

Os novos veículos fortalecem ações da PCCE em nove municípios, incluindo Fortaleza e Interior

Para garantir mais segurança aos cearenses, o Governo do Estado entregou, nesta terça-feira (17), mais 25 viaturas à Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), com as presenças do governador Elmano de Freitas; da vice-governadora e secretária das Mulheres, Jade Romero; e do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá. Na oportunidade, também foram apresentados 52 novos soldados da Polícia Militar do Ceará (PMCE), que fazem parte da turma de 1.099 soldados promovidos na última sexta-feira (13).

O Governo do Ceará projeta, até 2026, contar com 6.700 novos agentes nas Forças de Segurança do Estado e novas 1.500 viaturas. “Nós estamos atuando de maneira muito intensa para enfrentar o crime. Estamos fortalecendo as Forças de Segurança com efetivo, entregando viaturas, melhorando as condições de atuação dos nossos agentes. [O combate ao crime] exige muito trabalho, investimento e integração com o Governo Federal, os governos municipais, além de atuação conjunta com a Justiça”, afirmou Elmano de Freitas, destacando que o Estado também desenvolve políticas sociais para dar mais oportunidades à população.

Também estiveram presentes o comandante-geral da PMCE, coronel Klênio Savyo; o delegado-geral da PCCE, Márcio Gutiérrez; entre outras autoridades.

Novas viaturas da PCCE

As 25 viaturas entregues nesta terça vão apoiar as ações da Polícia Civil em nove municípios: Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Pacatuba, Sobral, Juazeiro do Norte, Crato, Quixadá e Iguatu. O investimento total é de R$ 4.235.200,00. São 16 veículos do modelo Yaris, seis Tracker e três Trailblazer. As viaturas, ressalta o delegado-geral Márcio Gutiérrez, chegam para reforçar a estruturação da PCCE.

“Tivemos recentemente incremento de 428 policiais civis. Reforçamos o nosso setor de Investigação, de Inteligência. Reforçamos a Draco [Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas], a Denarc [Delegacia de Narcóticos]. Então, essas viaturas vão para a Delegacia de Narcóticos, para o enfrentamento à violência contra a mulher, para proteção aos estudantes. São vários setores da PCCE que serão estruturados com a chegada dessas viaturas”, detalhou o delegado-geral da PCCE, Márcio Gutiérrez.

Distribuição das viaturas

Combate ao tráfico de drogas

Três veículos – Convênio federal realizado via SSPDS. Serão dois para a Denarc, em Fortaleza, e um para o Núcleo de combate ao tráfico, em Juazeiro do Norte.

Combate à corrupção

Seis veículos para Decor, em Fortaleza – Convênio federal realizado via SSPDS

Combate à violência contra mulher

Oito veículos – Convênio federal realizado via SSPDS. Destinadas aos municípios: Caucaia, ⁠Maracanaú, ⁠Pacatuba, ⁠Quixadá, ⁠Iguatu, ⁠Juazeiro do Norte, Sobral e ⁠Crato.

Proteção aos estudantes

Oito veículos por meio do edital do Governo Federal para esta finalidade – Convênio federal realizado via SSPDS: 

2 Fortaleza – Dipre; 1 Fortaleza – DCA; 1 Fortaleza – Dececa

1 Juazeiro do Norte

1 Sobral

1 Quixadá

1 Iguatu

A vice-governadora e secretária das Mulheres falou sobre a chegada das novas viaturas para fortalecer a rede de proteção às mulheres no Estado. “Esses veículos vão reforçar o combate à violência contra as mulheres em todo o Interior do Estado nos nossos equipamentos. O Ceará tem hoje dez delegacias funcionando articuladas com as 21 Casas Estaduais e Municipais, que são conduzidas pela Secretaria das Mulheres. Seguiremos firme combatendo o crime e todo tipo de violência contra as mulheres”, enfatizou Jade Romero.

Reforço nas ruas

Nesta terça-feira também houve a apresentação de 52 novos soldados da PMCE. Os agentes fizeram parte da turma de 1.099 soldados que foi promovida na última sexta-feira.

Os 52 soldados vão atuar na área do 17° Batalhão, na Área Integrada de Segurança 2 (AIS 2), que contempla os bairros Conjunto Ceará, Granja Portugal, Granja Lisboa, Siqueira, Genibaú e Bom Jardim.

O titular da SSPDS falou sobre a distribuição do efetivo. “Nós fazemos toda essa distribuição de efetivo com base em critérios técnicos que temos por meio da Supesp (Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública), mas também associada à informação da área de Inteligência. Nós temos no Estado, diariamente, a observação dos lugares em que a mancha criminal nos sinaliza o horário e local em que mais os crimes acontecem. Onde temos essa sinalização, colocamos mais recursos humanos e materiais”, explicou Roberto Sá.

A aposentada Fátima Maria Vieira, 67, reside nas proximidades do 17°Batalhão. Ela avalia que a chegada de mais agentes é benéfica para a comunidade. “Deus os abençoe, que venham para dar mais segurança no nosso bairro. Eu fico agradecida por eles estarem aqui, prestando atenção à gente, cuidando da gente. Eu estou muito feliz”, diz.

Já segundo o comandante-geral da PMCE, o incremento com os novos policiais militares é fundamental para o trabalho preventivo e ostensivo nas ruas. “Esses 52 policiais integrarão o Batalhão, representando um aumento de quase 20% a mais no efetivo dessa área. Isso fortalece não só o Sistema de Segurança, mas também o viés social”, pontuou o coronel Klênio Savyo.