Apresentação de trabalhos de conclusão marcam encerramento do Curso de Análise Criminal

30 de agosto de 2024 - 17:45 # # #

Texto: Ascom Aesp

A Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) e a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) encerraram, nesta sexta-feira (30), mais uma qualificação voltada para a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e as forças vinculadas. O Curso de Análise Criminal, que contou com 31 concludentes, possibilitou o desenvolvimento de conteúdos na área e capacitou os profissionais para atividades do dia a dia da segurança pública.

O treinamento havia sido iniciado na última segunda-feira (26), com 60 horas-aula, e foi executado através de uma cooperação entre a Aesp e a Supesp. A proposta pedagógica teve elaboração da Diretoria de Estratégia (Diesp) e pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Gessp) da superintendência.

Para o superintendente Supesp, Nabupolasar Feitosa, o curso é um grande avanço no processo de formação dos agentes de segurança que atuam na análise de dados. O gestor comemorou um feito significativo para o órgão. “A nossa Supesp é um modelo que impressiona as pessoas quando dizemos o que somos capazes de fazer e o que temos feito no Ceará. E, agora, temos essa vantagem: pela primeira vez a Supesp elabora – com a parceria da Aesp, a quem agradeço – um Curso de Análise Criminal. É uma novidade, pois antes a gente participava de um módulo, de uma disciplina, agora a gente tem um curso inteiro”, explicou o gestor.

Nabupolasar adiantou ainda que a superintendência deve seguir elaborando treinamentos voltados aos servidores da SSPDS e às forças coirmãs, incluindo temas do enfrentamento ao crime organizado.

Os alunos apresentaram trabalhos de conclusão relacionados ao tema Análise Criminal. Já o delegado Ciro Lacerda reiterou o padrão de excelência desta Academia na qualificação dessa turma. “Gostaria de ressaltar a importância da parceria entre a Aesp e a Supesp na realização deste curso. Foi através dessa colaboração que conseguimos proporcionar uma formação de excelência, capaz de impactar diretamente na qualidade das decisões estratégicas tomadas em nossa área de segurança pública”, complementou o gestor.

Aesp

O Curso de Análise Criminal segue a iniciativa de proporcionar uma compreensão abrangente dos principais conceitos e técnicas para apoiar a tomada de decisões na elaboração de políticas de segurança pública para a redução dos índices criminais de maneira eficaz. Além das aulas na unidade de ensino, os alunos cumpriram visitas ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) e a unidades ligadas à SSPDS e às forças coirmãs.

“A Análise Criminal é uma área fundamental para o desenvolvimento de estratégias inteligentes e eficazes no combate ao crime. Ao capacitarmos nossos profissionais com conhecimentos avançados e métodos científicos, estamos não apenas fortalecendo a segurança pública, mas também garantindo uma sociedade mais segura para todos os cearenses”, indicou o coordenador acadêmico da Aesp, delegado Ciro Lacerda, ao proferir discurso de encerramento representando o diretor-geral da instituição, delegado Leonardo Barreto.

Curso estimula o desenvolvimento de ações no dia a dia

O monitor do treinamento, capitão PMCE Júlio César, explica que as disciplinas incluíram Introdução à Análise Criminal, Métodos Estatísticos Aplicados à Segurança Pública, Tecnologias Aplicadas à Segurança Pública, Geoprocessamento Aplicado à Segurança Pública, Introdução à Atividade de Inteligência e Prática em Análise Criminal. “Esses alunos estão habilitados a trabalhar com Análise Criminal, de forma a contribuir com suas tarefas diárias, aumentando a eficiência de cada órgão”, reiterou o monitor.