Policiais Militares salvam bebê de engasgo na Barra do Ceará
29 de agosto de 2024 - 11:17 #AIS 8 #CPRaio #engasgo de bebês #manobra de Heimlich #PMCE #vítima de engasgo
A vida de um bebê foi salva, nessa terça-feira (27), por policiais militares na Barra do Ceará, na Área Integrada de Segurança 8 (AIS 8) da Capital. A vítima, de apenas dois meses, sofreu um engasgo provocado por mingau, quando uma equipe do Comando de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) prestou o socorro e realizou a desobstrução das vias aéreas. Uma unidade hospitalar atestou o bem-estar da criança, que segue sob os cuidados da mãe.
Durante o patrulhamento, os raianos foram surpreendidos por populares pedindo a ajuda da composição. Foi informado que um bebê, de apenas dois meses, estava sofrendo um engasgo após ter se alimentado de mingau. Imediatamente, os militares foram até o local indicado e prestaram o socorro ao bebê, aplicando a Manobra de Heimlich, que desobstruiu as vias aéreas da vítima e fez com que a criança de colo voltasse a respirar.
Após prestarem o primeiro socorro, que salvou a vida do bebê, os policiais conduziram a família até uma unidade hospitalar, onde foi atestado o bem-estar da vítima. Os militares acompanharam todos os procedimentos prestados pela equipe médica e levaram a mãe e o filho de volta ao seio familiar com o sentimento de dever cumprido.
Manobra de Heimlich
A manobra de Heimlich é um procedimento de primeiros socorros utilizado para tratar a asfixia por obstrução das vias respiratórias por um corpo estranho, como um alimento ou brinquedo. A manobra consiste em fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada, o que provoca uma tosse forçada e faz com que o objeto seja expulso da via respiratória.
Para adultos conscientes, o socorrista deve aproximar-se por trás da pessoa e envolver o abdômen com os braços. Em seguida, deve juntar as duas mãos, com a mão direita fechada sob a esquerda, e fazer uma pressão na região entre o umbigo e o osso esterno, para cima e para dentro, até que o alimento ou objeto seja expelido. Os movimentos de compressão devem ser feitos como uma letra “J”.
Para crianças pequenas, o procedimento é o mesmo, mas o socorrista pode realizá-lo ajoelhado ou sentado com a criança no colo, para facilitar a manobra.
*Com informações da Assessoria de Comunicação da PMCE.