Com apoio das tecnologias da SSPDS, PMCE impede furto de fios e prende dois suspeitos no bairro de Fátima

29 de agosto de 2024 - 17:50 # # # #

Nos sete primeiros meses do ano, 270 pessoas foram presas por furto de fios no Ceará; 200 delas foram capturadas apenas em Fortaleza

Uma ação rápida da Polícia Militar do Ceará (PMCE), contando com o apoio do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops/SSPDS), resultou na prisão em flagrante de dois suspeitos no momento em que tentavam furtar fios em um poste no bairro de Fátima, que pertence à Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5) de Fortaleza. A captura da dupla ocorreu na noite dessa quarta-feira (28).

Durante um patrulhamento realizado na noite dessa quarta-feira, uma equipe de policiais militares foi acionada, via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), da SSPDS, e receberam informações sobre dois homens em atividade suspeita em um poste no bairro de Fátima. Os operadores do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) avistam a movimentação da dupla e repassaram as informações aos policiais acionados para a ocorrência.

Com a buscas pelo bairro, a equipe localizou a dupla no momento em que um dos homens havia subido em um poste. Ao perceber a presença da composição policial, os suspeitos tentaram empreender fuga, mas foram capturados e identificados como sendo um homem, de 37 anos, com antecedentes criminais por roubo, ameaça, furto qualificado e receptação, e um homem, de 30 anos, com passagens por furto, tentativa de furto qualificado e furto qualificado.

Após a captura, os dois homens foram conduzidos para a delegacia do 10º Distrito Policial (10º DP), unidade plantonista da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) na área, onde foram realizados os procedimentos cabíveis. Na delegacia, a dupla foi autuada em flagrante pelos crimes de tentativa de furto e atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública.

Prisão na Cidade dos Funcionários

Nesta quinta-feira (29), a Polícia Militar do Ceará (PMCE) capturou um suspeito de furtar cabos de telefonia no bairro Cidade dos Funcionários (AIS 7). A composição foi acionada por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) para a ocorrência e, no local, constatou a situação. Com o homem, de 49 anos, que já tem antecedentes por posse de drogas, foi apreendido um rolo de fios de telefonia. O material e o suspeito foram conduzidos ao 13º Distrito Policial, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde foi autuado por furto.

Sete primeiros meses de 2024

Com o trabalho realizado pelas Forças de Segurança do Ceará, nos sete primeiros meses deste ano, 270 pessoas foram autuadas em flagrante por crimes de furto, roubo ou receptação de cabos elétricos, ópticos e fios elétricos. O resultado representa um aumento de 8,43% quando comparado com o mesmo período do ano anterior, quando foram registradas 249 capturas. Os dados foram compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da SSPDS.

Somente na Capital, foram 200 suspeitos capturados de janeiro a julho deste ano. Quando comparado com o mesmo período de 2023, as Forças de Segurança realizaram a captura de 156 pessoas, o que representa um aumento de 28,21%.

No Ceará, o trabalho das Forças de Segurança visando o combate aos crimes de furto de fios conta com o apoio das tecnologias da SSPDS, como o Sistema Agilis, que auxilia nas ações policiais por meio de inteligência artificial aliada às câmeras de videomonitoramento, e o Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS, que atua no acompanhamento em tempo real das ocorrências.

Denúncias

A SSPDS-CE ressalta que, apesar do trabalho proativo das Polícias do Ceará, é importante que os responsáveis pelos fios registrem a ocorrência em qualquer delegacia da PCCE. O Boletim de Ocorrência auxilia os trabalhos policiais. Por fim, a pasta lembra que o furto ou roubo de cabos, fios elétricos ou de telecomunicações atenta contra a segurança e o funcionamento de serviços de utilidade pública, além do crime de receptação, quando os materiais são comercializados clandestinamente a terceiros.

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.