Filhote de gato é resgatado de dentro de tubulação em Fortaleza
27 de agosto de 2024 - 13:55 #balanço resgate animais #CBMCE #Gato resgatado #resgate animais #resgate gato
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) resgatou, nessa segunda-feira (26), um filhote de gato no bairro Centro, na Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4) de Fortaleza. O felino estava preso em uma tubulação desde o último sábado (24). Ele foi entregue em segurança à própria tutora.
Conforme a corporação, os bombeiros militares foram acionados, no sábado (24), para realizar o resgate de um filhote de gato preso em uma tubulação de um edifício comercial. Entretanto, ao chegar no local, não foi possível identificar a localização precisa do animal preso na tubulação. Um novo acionamento foi realizado ontem à tarde (26), quando os miados do felino puderam ser ouvidos e, com isso, foi desenvolvida uma estratégia para o resgate.
Os bombeiros militares, então, abriram um acesso na parede e colocaram uma pequena quantidade de água no cano, fazendo com que o animal deslizasse pela tubulação. Com o fluxo do líquido, o filhote de gato foi “pescado” pela composição e entregue aos cuidados da tutora, que se comprometeu em redobrar os cuidados com o filhote.
Prevenção e balanço
O incidente serve como um lembrete sobre os cuidados necessários com os animais de estimação. A população pode adotar medidas preventivas para evitar situações e embaraços semelhantes no dia a dia. Algumas delas incluem criar um ambiente seguro para o próprio pet, ficar atento aos locais que seu bichinho costuma explorar e, em caso de reformas, supervisione o animal de estimação com mais atenção.
Entre janeiro e julho de 2024, o Corpo de Bombeiros resgatou 7.304 animais em todo território cearense. O resultado representa um aumento de 2,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Entre os animais mais resgatados destacam-se as serpentes, os felinos, os cassacos, as iguanas e os cães.
Somente em julho de 2024, o CBMCE resgatou 610 serpentes do tipo jiboia em todo o Estado. Em seguida, os gatos, com 137 resgates; as iguanas, com 110; e os cassacos, com 52. Foram resgatados 37 cães somente no último mês.